UFN realiza formação com professores do ensino básico de Santa Maria Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
09/07/2019

A Universidade Franciscana, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, realiza atividades pedagógicas de formação docente com professores municipais do 5º ao 9º ano.

Ao longo de todo ano de 2019, o trabalho é realizado junto com os professores das escolas municipais para idealizarem projetos de ensino, que começa com planejamentos, reflexões sobre as estratégias que são desenvolvidas até a execução e a análise dos resultados, a fim de que estes avaliem suas próprias formas de ensino.

O projeto ‘Universidade Franciscana e Escola: Territórios Compartilhados’ tem o objetivo de integrar professores do ensino básico e ensino superior, a fim de que planejem e estudem novas formas de ensino, a partir de propostas diferenciadas de trabalho, com um ensino que vai além de apresentar palestras. O processo formativo do projeto é realizado através do diálogo entre os docentes, com metodologia interdisciplinar, para que assim desenvolvam esse método na prática.

“A atividade é muito desafiadora, tanto para a Universidade Franciscana como para a Secretaria Municipal de Educação e, principalmente, para os professores participantes. Pois esse novo jeito de trabalhar a formação é diferenciado, não é um dia cheio de palestras e depois voltar para a sala de aula. Os participantes se envolvem, produzem na prática as técnicas”, explicou a coordenadora pedagógica da UFN e uma das organizadoras da atividade, profa. Janilse Nunes.

Janilse acrescenta que o novo método consegue trazer para o professor vários encontros, aonde eles se reúnem, planejam e discutem novas ideias para a melhoria do aprendizado dos estudantes dentro da sala de aula.

Outro objetivo da UFN e da Secretaria de Educação de Santa Maria é traçar um novo caminho para a educação na cidade, onde a troca de conhecimentos entre professores do ensino básico e do ensino superior, para que todos cresçam juntos em prol da educação como um todo.

Da Universidade Franciscana, o processo formativo é uma parceria da Pró-Reitoria Acadêmica, junto com professores dos cursos de Licenciatura e da Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. São eles que organizam um planejamento para os encontros, juntamente com professores ligados a Secretaria Municipal de Educação e professores mentores, que são docentes que representam as escolas participantes. Além dos professores, acadêmicos de Licenciatura da IES também participam do projeto.

O projeto, com encontros de 450 professores, iniciou em Março de 2019, e têm como data final de atividades no dia 06 de Novembro de 2019. Ao todo, 46 escolas participam do Territórios Compartilhados, sendo que elas são divididas em 5 regiões: Norte, Sul, Campo e Leste, Oeste e Camobi.

As Escolas que sediam o processo formativo são: EMEF Pão dos Pobres Santo Antônio (Norte), EMEF Duque de Caxias (Sul), Escola Municipal de Aprendizagem Industrial – EMAI (Campo e Leste), EMEF Irmão Quintino (Oeste) e EMEF Maria de Lourdes Castro (Camobi).

Os encontros ocorrem mensalmente, intercalando teoria e prática nas escolas participantes. O próximo já está marcado para o dia 22 de agosto de 2019. Mais informações sobre a atividade podem ser obtidas junto à Pró-Reitoria Acadêmica da UFN, pelo telefone 3220-1200, ramal 1208.

Confira algumas imagens dos encontros:

Texto: Giulimar Machado / Estagiário Jornalismo Assecom
Imagens: divulgação