UFN realiza exames de rotinas para a comunidade em geral Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
31/10/2019

Texto: Giulimar Machado / Estagiário Jornalismo

A Universidade Franciscana, por meio do curso de Biomedicina, oferece a população de Santa Maria a realização de exames de rotina com baixo custo. São realizados exames de hemograma completo, VHS, creatinina, uréia, glicose, colesterol total e frações, triglicerídeos, ácido úrico, proteínas totais, albumina, AST, ALT, gama-GT, exame qualitativo de urina, exame parasitológico de fezes, e anti-HBs.

O serviço é realizado por estudantes e profissionais integrantes do Laboratório Escola de Análises Clínicas. O LEAC funciona com o objetivo de promover a saúde, uma vez que os exames laboratoriais norteiam o diagnóstico médico do paciente.

Os alunos que realizam o estágio no laboratório vivenciam a vida real do profissional de Biomedicina no mercado de trabalho, e acabaram percebendo que cada paciente possui suas particularidades. Entre elas, a sensibilidade de identificar o possível desconforto do paciente na coleta de sangue, por exemplo.

Os interessados no serviço devem realizar o agendamento do exame necessário junto à Secretaria dos Laboratórios de Práticas em Saúde pelo telefone 3025-9070 ou, ainda, diretamente no LEAC, localizado na sala 215, Prédio 4, Conjunto I da UFN, pelo telefone 3220-1269, por direct no Instagram (@leac.ufn).

O exame tem valor simbólico, acessível para todos. O valor deve ser pago na Secretaria dos Laboratórios de Práticas em Saúde. As coletas são realizadas nas terças e quintas-feiras, das 8h às 9h, no Conjunto III.

Mais informações podem ser obtidas junto aos contatos listados acima.