UFN realiza encontro de Mentores em prol da melhoria da educação Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
13/09/2019

Texto: Giulimar Machado / Estagiário Jornalismo
Imagens: Mark Braunstein / Fotógrafo

Professores da Universidade Franciscana e da rede municipal de ensino se reuniram na quarta-feira, 11 de setembro, no VI Encontro de Mentores, integrando o Projeto Conexão Universidade Escola em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. As atividades pedagógicas são voltadas para a formação de docentes do 5º ao 9º ano do ensino básico.

O encontro teve como objetivo idealizar projetos de ensino que começam com planejamentos, pensamento de estratégias que serão desenvolvidas, até a execução e a análise dos resultados. Com isso, os professores conseguem analisar como são realizadas suas aulas, construir projetos a serem realizados com os alunos e, principalmente, a cativar o estudante para que ele continue dando segmento aos estudos.

Coordenadora da Educação de Jovens e Adultos – EJA, na Secretaria Municipal de Educação, Cláudia Bossoaldo ressalta que a capacitação aborda vários temas, envolvendo a formação dos professores. Desta forma, a política pública é baseada em dois pilares: o reparador, com trabalho voltado à distorção idade e série; e o preventivo, com intenção de garantir o ensino de qualidade com trabalhos de prevenção, a fim de garantir que o aluno esteja inserido na série correta.

A coordenadora aproveitou o encontro para agradecer a Universidade Franciscana por ter aceito o desafio de capacitar professores junto à Secretaria Municipal, além de superar as fragilidades e auxiliar na reafirmação de boas ações.

“As atividades realizadas foram compostas de muito ensino e aprendizado. Foram superados os percursos, as angustias, e juntos insistimos no acerto. É algo novo, mas ajudou a repensar e a motivar os professores”, finalizou Cláudia Bossoaldo.

O Projeto Conexão Universidade Escola agrega conteúdos e realiza adaptações para mentores, formadores e professores ensinarem a partir de discussões de referências teóricas, planejamentos, idealização de atividades motivadoras e proporcionar, ainda, pensamentos que relacionam a teoria e a atividade prática.

De acordo com a Coordenadora Pedagógica da Universidade Franciscana, profa. Janilse Nunes, este processo formativo é realizado apor meio da troca de experiências entre professores da educação básica e do ensino superior, com metodologia interdisciplinar, para todos poderem desenvolver os conhecimentos na prática.

“A atividade realizada entre a UFN e a Secretaria Municipal de Educação é desafiadora e os encontros serviram para unir a universidade com o ensino básico. O processo formativo mostrou a importância do mentor, de ele poder orientar e auxiliar os profissionais que atuam junto dele, a melhorar e se aperfeiçoar cada vez mais” acrescentou a docente.

O encontro que ocorreu na quarta-feira, 11, foi o último ‘Encontro de Mentores’, onde os docentes se prepararam e planejaram as atividades à serem apresentadas às suas respectivas comunidades escolares. O repasse de informações está marcado para ocorrer ainda no mês de setembro.