UFN realiza capacitação ‘Saberes Pedagógicos e Tecnológicos na Gestão da Aula Remota’ Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
13/07/2020

O programa Saberes, voltado para a formação de docentes da Universidade Franciscana (UFN), terá uma edição diferente neste ano. A proposta, discutida por uma equipe multidisciplinar de professores das áreas de Educação, Tecnologia, Administração e Comunicação, levou em consideração o contexto de mudança do ambiente de ensino em função da quarenta. A organização é da Pró-Reitoria Acadêmica (PROAC).

Intitulada “Saberes Pedagógicos e Tecnológicos na Gestão da Aula Remota”, a edição tem como objetivo qualificar as práticas de ensino e de aprendizagem no contexto online e promover a valorização e o compartilhamento das práticas docentes em tempos de pandemia.

O primeiro encontro ocorreu nesta segunda-feira, 13 de julho, pelo Teams, e teve como destaque o webinar com a professora Luciana Dalla Nora dos Santos, do Instituto Federal Farroupilha e pesquisadora pela Universidade do Minho, em Portugal. Luciana apresentou o tema: “Ensino remoto e docência online: limites e possibilidades”.

Estão previstos mais dois encontros pelo Teams: na terça (14) e na quarta (15). O Saberes será, respectivamente, sobre “Práticas Pedagógicas e Diálogo entre professores sobre práticas pedagógicas em aulas remotas”, e “Plano de Ensino & Ambiente Virtual de Aprendizagem”. As demais etapas serão realizadas mensalmente entre agosto e novembro.

Os professores interessados se inscreveram até sexta-feira (10).

1º Encontro: 13/07 (segunda-feira)
10h: Apresentação da equipe de formação, objetivos e dinâmica do processo formativo.
Webinar: “Ensino remoto e docência online: limites e possibilidades”, com a professora Ms. Luciana Dalla Nora dos Santos, do IF Farroupilha, pesquisadora na Universidade do Minho, Portugal

2º Encontro: 14/07 (terça-feira)
14h às 16h - Webinar: Diálogo entre professores sobre práticas pedagógicas em aulas remotas.

3º Encontro: 15/07 (quarta-feira)
14h às 16h - Webinar: Plano de Ensino & AVA.

4º Encontro: 12/08 (quarta-feira)
14h às 15h - Socialização dos Planos de Ensino & AVA e a partir das demandas será trabalhado a continuidade da formação.

5º Encontro: 30/09
14h às 15h - Temáticas provenientes da prática pedagógica

6º Encontro: 28/10
14h às 15h - Temáticas provenientes da prática pedagógica