UFN realiza capacitação preventiva ao Coronavírus Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
04/02/2020

Texto e imagens: Carlos Spall / Jornalista UFN

A Universidade Franciscana promoveu uma capacitação técnica preventiva ao Coronavírus, pandemia que se espalha pelo continente Asiático. O professor da UFN e médico Infectologista, Thiego Teixeira Cavalheiro, ministrou palestra para aproximadamente 500 profissionais e estudantes da área da saúde, os quais lotaram o Salão de Atos do Conjunto I da UFN, na noite de segunda-feira, 03 de fevereiro.

Mesmo deixando claro que o Brasil não apresenta nenhum caso oficial registrado da doença, Cavalheiro ressaltou a importância do aspecto preventivo. “Vivemos a fase de estudo do vírus. Não precisamos de pânico. Estamos agindo de forma preventiva, justamente para que possamos articular atenção e suporte à saúde ao paciente, de forma integrada”.

Em Santa Maria os Hospitais Casa de Saúde, São Francisco de Assis, Hospital de Caridade e Unidade de Pronto-atendimento (UPA) estão se organizando diante de um plano de contingenciamento local, caso haja necessidade. Conforme a equipe médica, qualquer problema com síndrome respiratória grave deve ser investigado, mas sem temor, para que não se confunda o Coronavírus com um resfriado ou gripe forte.

“Nosso histórico de doenças virais vencidas nos permite dizer que temos maturidade para agirmos de forma adequada, se necessário. Hoje nossa ação é totalmente de previsibilidade. A orientação é que cada instituição de saúde monte seu plano de isolamento, destinando leitos e equipamentos como máscaras cirúrgicas, aventais, protetores faciais e óculos para equipe técnica, caso necessário”, enfatizou Cavalheiro.

Ao final da palestra, a Médica e Infectologista,Jane Costa, auxiliou na abordagem das respostas ao público da UFN. Estima-se que 3% das pessoas que contraíram o Coronavírus tenham vindo a óbito. Mais de 27 países já identificam o vírus e mais de 20.000 pessoas foram diagnosticadas. O número de mortes ultrapassou 400 casos, na China.

Precauções:

Lavar as mãos frequentemente com água e sabão, por pelo menos 20 segundos;
- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
- Evitar contato próximo com pessoas doentes;
- Ficar em casa enquanto estiver doente;
- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;
- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.