UFN promove seminário para discutir a ética em pesquisas que envolvem seres humanos Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
08/02/2019

O Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Universidade Franciscana promove o I Seminário de Ética envolvendo seres humanos em pesquisas acadêmicas e científicas.

Voltado a estudantes dos cursos de Mestrado e Doutorado, e aos docentes da UFN, o evento ocorre na quarta-feira, dia 13 de fevereiro, no Auditório do 10º andar do Prédio 7, localizado no Conjunto I da IES.

A atividade, que terá início às 8h30, contará com palestras, mesa redonda e oficinas, todas com o intuito de promover um ambiente de aprendizagem e reciclagem a respeito de temas que permeiam a pesquisa eticamente adequada no Brasil.

As inscrições devem ser realizadas de forma antecipada, até o dia 12 de fevereiro, via formulário do Google Docs, clicando aqui. O evento não tem custo aos participantes. As palestras e discussões estão marcadas para o turno da manhã. Já as oficinas ocorrem a partir das 14h.

Confira a programação completa ao lado:

13 de fevereiro de 2019 (quarta-feira)

8h30 – Abertura - Coordenadora do CEP/UFN Profª Drª Alethéia Bajotto
8h45 – Palestra ‘Observatório de Bioética’ – Bispo de Rio Grande/RS, Dom Ricardo Hoespers
9h15 – Palestra ‘Desafios da implementação da resolução 510/16’ – Sociólogo Prof. Dr. Lucas França Garcia
10h – Intervalo
11h – Mesa redonda ‘Questionamentos a respeito da aplicação das Resoluções’ – CEP/UFN e palestrantes

14h – Oficina em sistema de estações:
1ª - Preenchimento da PF, envio de emenda e notificação – Sec. Lisiane Alves e Prof. Jaci
2ª - TCLE: um dos maiores desafios - Profª Alethéia Bajotto, Profª Minéia e Prof. Diego
3ª - Metodologia em pesquisa com seres humanos – Profª Noemi Boer e Profª Luciana Krause