UFN promove ação de internacionalização com visita à Universidade Tecnológica do Uruguai (UTEC) Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
05/05/2023

A Universidade Franciscana (UFN) realizou, no dia 02 de maio, visita à Universidade Tecnológica do Uruguai (UTEC) na cidade de Rivera. O passeio foi organizado com o objetivo de estreitar laços e desenvolver uma futura colaboração entre as instituições. Integraram a comitiva da UFN os professores Solange Binotto Fagan, vice-reitora, Lissandro Dorneles Dalla Nora, diretor de ambientes de inovação, William Leonardo da Silva, professor, e Pedro Saccol, presidente da Agência de Desenvolvimento de Santa Maria (ADESM). A recepção ocorreu pelo Diretor do Instituto Regional Norte, Felipe Fajardo e o coordenador do Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Leonel Paes Furtado.

O Instituto Tecnológico Regional Norte, é considerado centro de referência da região no ensino e na pesquisa na área da Indústria 4.0, dessa forma, atende demandas do setor produtivo, oferece carreiras de Graduação ligadas à Logística, mecatrônica industrial e sistemas, além de Pós-graduação em Robótica e Inteligência Artificial. Outra característica do ambiente é a binacionalidade que propicia uma forte integração com instituições de ensino superior do sul do Brasil.

A visita contou com uma explanação das ações de desenvolvimento da UTEC e sua história, contemplando planos de expansão e implantação do parque tecnológico, os professores conheceram a infraestrutura de inovação, que conta com espaço de coworking e laboratórios de prototipagem 2D e 3D disponíveis aos participantes desse ambiente. Na sequência foi possível visitar os laboratórios de ensino e prestação de serviços na área de engenharia de controle e automação bem como o laboratório de engenharia logística.

A vice-reitora, professora Solange Binotto Fagan, destaca a importância das ações futuras que esta parceria tem o potencial de proporcionar. “A UFN e a UTEC apresentam excelentes possibilidades de interlocução em ensino, pesquisa e inovação, o que permite uma internacionalização efetiva com este país vizinho”, finaliza.

De acordo com o professor William, que já desenvolve pesquisa em parceria com a UTEC, a partir do processo de ‘convocatórias’, formado de edital que ocorre no Uruguai para aquisição de equipamentos para uso em pesquisas, onde foram contemplados com o Microscópio Eletrônico de Varredura (MEV) que permitira o desenvolvimento de pesquisas para a caracterização morfológica e a identificação de composições elementares dos materiais alternativos, contribuindo para a produção de conhecimento nas pesquisas da UFN.

O professor Lissandro destaca o potencial de ações compartilhadas com a UTEC no contento dos ambientes de inovação, entre elas a sinergia no desenvolvimento de projetos de impacto social com o uso das tecnologias produtivas disponível nos laboratórios da UTEC, para as empresas apoiadas nos ambientes de inovação e para toda a comunidade acadêmica da Universidade Franciscana. Bem como a troca de experiencias na implantação do ITEC Park UFN e do Parque Tecnológico da UTEC.

Fotos: Divulgação / UFN