UFN prepara o XXV SEPE Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
20/10/2021

De 26 a 28 de outubro a Universidade Franciscana (UFN) será palco virtual do XXV Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEPE). Pensado para integrar as ações desenvolvidas no Ensino, na Pesquisa e na Extensão em âmbito acadêmico e comunitário, o evento é uma oportunidade de socializar conhecimentos e experiências entre pesquisadores e estudantes da UFN e de outras instituições.

“O SEPE, que nesta edição está completando 25 anos de existência, tem se constituído, ao longo deste período, como um espaço/tempo para divulgação das principais produções científicas e tecnológicas desenvolvias nas diferentes áreas do conhecimento. Contribuindo para formação integral e autônoma dos estudantes e a valorização do ambiente universitário, como um lugar de encontro inter-humano e de produção colaborativa do conhecimento”, detalha o Pró-reitor de Pós-graduação e Pesquisa (PROPESQ) da UFN, professor Marcos Alexandre Alves.

A temática deste ano é ‘Educação, saúde e tecnologia’ e integra o SEPE que está composto por uma Comissão Organizadora que abarca os cursos de graduação das áreas de Ciências da Saúde, Ciências Tecnológicas e Ciências Humanas/Sociais. Após a Conferência de Abertura ‘Tecnologia, responsabilidade e saúde planetária’, proferida pelo professor Dr. Jelson Roberto de Oliveira (Pontifícia Universidade Católica do Paraná/PUCPR), os três dias de evento abordarão discussões divididas nos seguintes Eixos Temáticos: Atenção Integral e Promoção à Saúde – AIPS; Tecnologia, inovação e desenvolvimento sustentável – TIDS; Educação, Cultura e Comunicação – ECC; Sociedade e Ambiente – AS; Patrimônio Cultural, Economia Criativa – PEC. A programação completa pode ser conferida aqui.

O professor Marcos Alexandre Alves destaca que a temática principal está amplamente ligada aos anseios de respostas frente à realidade que todos estamos enfrentando: “Neste cenário a tecnologia proporcionou rever, estudar e buscar possibilidades de mudanças de conceitos, atividades, processos, paradigmas e melhoria da qualidade de vida do ser humano. A identificação do processo de mudança é o primeiro passo para a inovação em qualquer área de conhecimento e segmento da realidade, em qualquer grupo de pessoas ou organização”. E ainda amplifica a ideia de que cresce a necessidade de estímulos ao desenvolvimento intelectual e a produtividade técnica que disseminem o espírito inovador. “Que oriente e respalde a construção de novos paradigmas para a Educação e Saúde, em vista da formação de pessoas melhores, saudáveis e educadas”, complementa.

Os participantes do SEPE se conectarão à grandes nomes da pesquisa brasileira e internacional durante o evento que será realizada de forma virtual. Os paneis de apresentação dos Eixos Temáticos, além de contar com a mediação de docentes da UFN, terão a presença de professores e empresários da University of Texas (Estados Unidos), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), da Secretaría de Cultura y Educación de Rosário (Argentina), ATOS (França e Brasil), Universidade do Minho (Portugal) e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) como alguns dos conferencistas.

O Simpósio também agrega na sua agenda de atividades a Premiação dos Bolsistas de Iniciação Científica e o Lançamento de Produções Científicas, além de apresentação de E-pôsteres.

Texto: Márcia Pilar/Jornalista da UFN