UFN participa de evento da UNESCO em Portugal Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
28/02/2023

Uma grande cerimônia reuniu agentes políticos e da educação na Câmara Municipal de Lisboa, em Portugal, na manhã deste dia 28 de fevereiro (terça-feira) para o lançamento da Cátedra UNESCO UniTwin - A Cidade que Educa e Transforma. E a Universidade Franciscana (UFN), que é membro fundador da Rede Internacional A Cidade que Educa e Transforma (RICET), foi a única Universidade da região central gaúcha a estar presente na solenidade e foi representada por sua vice-Reitora, a professora Solange Binotto Fagan, e pelo professor Marcio Tascheto da Silva, do curso de História e do Mestrado de Ensino Humanidades e Linguagens (MEHL). No evento, foi dado o passo inicial deste Programa de Cooperação Internacional da qual fazem parte 12 Instituições de Ensino Superior de Brasil, Portugal e Guiné-Bissau e é liderada pelo Instituto Superior de Educação e Ciências (Isec Lisboa).

A vice-Reitora, a professora Solange Binotto Fagan, destaca que esta será a primeira Cátedra Institucional da UFN e aponta que participações assim são importantes para conectar com diversos países de Língua Portuguesa de diferentes continentes ao proporcionar novas experiências: “Geralmente quando nós pensamos em intercâmbio em atividades com outros países se pensa em uma outra língua estrangeira espanhol, inglês então desta vez vai ser uma experiência muito interessante nesse sentido de vivências de outras culturas, mas de Língua Portuguesa e de qualquer forma a temática também é muito relevante se falar de educação, se falar de ambientes como cidades. Esse tema é muito atual e vem em conjunto com o nosso perfil Institucional e nossa origem como Universidade, o quanto a gente consegue transformar as pessoas com a educação. Trazer esse tema também, um projeto de tão grande de impacto internacional aproximar esses diferentes pesquisadores pensando agora não só na Universidade, mas nas cidades educadoras é um aspecto muito relevante para esse início de ano”.


O Programa de Cátedras da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) foi lançado em 1992 junto com o programa UNITWIN (University twinning), a fim de oferecer formação por meio do intercâmbio de conhecimentos e o espírito de solidariedade entre os países em desenvolvimento. Estes dois programas visam o fortalecimento da Educação Superior nos países em desenvolvimento; a promoção e facilitação de cooperação internacional no campo do ensino universitário e a promoção da formação e pesquisa para a produção de conhecimento em consonância com os objetivos e as diretrizes dos programas e áreas de alta prioridade para a UNESCO (Educação para Todos, Água e ecossistemas, Diversidade Cultural e Informação para Todos). A maioria dos projetos é interdisciplinar e incluem instituições e vários setores da UNESCO, desde a sede em Paris até os escritórios nacionais, centros e institutos. Atualmente existem cerca de 640 cátedras e 60 redes UNITWIN, que envolvem mais de 770 instituições em 126 países diferentes.

“É uma grande conquista para a nossa Universidade colaborar com a construção dessa rede internacional de cidades que educam e transformam a gente tá agora recebendo a chancela da UNESCO e visa construir essa rede nacionalmente e também com instituições portuguesas e africanas. Isso tem uma grande contribuição da nossa possibilidade de mobilidade acadêmica de produção de conhecimento compartilhado de construção de intercâmbio por ser um movimento mundial que vem se constituindo através desse tipo de rede que a gente está constituindo agora e potencializa muito nossa Universidade sobre tudo pela internacionalização do conhecimento pela forma como a gente vai trocar diversas experiências conhecer outras realidades entrar em contato com outros projetos outras ideias tudo isso se reverte na possibilidade de fazer um ensino de excelência pesquisas mais qualificadas e que essa extensão de conexão territorial”, enfatiza o professor da UFN, Marcio Tascheto da Silva, que é uma das figuras ativas da RICET e está à frente da tomada de decisões. Em Santa Maria, a UFN já vem implantando atividades ligadas à Cátedra como o Projeto Cidades Educadoras que visa estabelecer a interlocução entre representantes da sociedade civil e poder público para promover ações em que a Universidade está inserida como articuladora nas políticas públicas e figura pensante na formação dos seus diversos cursos e áreas, numa perspectiva cidadã.

A viagem à capital de Portugal se estenderá até o dia 3 de março a fim de realizar reuniões e visitas técnicas em que serão desenvolvidos planos de ação para os próximos anos com os seguintes temas: Promoção de um sistema integrado de atividades de investigação, formação e documentação na área das Cidades Educadoras e a divulgação de conhecimentos sobre o conceito de uma cidade educadora, alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS); Investigação e reflexão sobre as práticas de governança inspiradas no conceito de Cidades Educadoras e suas respostas aos problemas emergentes, especialmente na perspectiva da consolidação de democracias; Criação de uma Rede de Conhecimento que permita aos governos oferecer uma oferta diversificada de respostas equitativas e justas para os problemas contemporâneos; Cooperação na construção de sociedades do conhecimento através de diferentes estratégias de cidades educadoras.

"A gente leva um pouco da experiência Institucional na área de educação, as Licenciaturas e de como a gente vive nesse ambiente de ensino e o que se espera é como vamos compartilhar isso e aprender com esses profissionais. Como é um projeto, ele tem que ser construído e nos colocamos à disposição nossos cursos de Graduação e Pós-graduação para coexistir em todo esse alinhamento que vai ser uma das tarefas durante os planos de trabalho em que vamos costurar todos esses tecidos e retalhos. Para, enfim, construir realmente um grande projeto então nós temos que agregar as nossas experiências com as de outras Instituições com esse aporte de identidade em que a gente quer se transformar em cidade educadora", finaliza a vice-Reitora da UFN a respeito da relevância deste novo patamar em que a comunidade acadêmica está inserida e todas as possibilidades que surgirão daqui em diante. 

Membros fundadores da Rede Internacional A Cidade que Educa e Transforma

Universidade Franciscana (UFN) - Brasil
Instituto Superior de Educação e Ciências (ISEC Lisboa) - Portugal
Instituto Politécnico Nova Esperança - Guiné Bissau
Universidade Passo Fundo (UPF) - Brasil
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - Brasil
Universidade Federal da Bahia (UFBA) - Brasil
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) - Brasil
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) - Brasil
Universidade Presbiteriana Mackenzie - Brasil
Centro Universitário Internacional (Uninter) - Brasil
Fundação Anísio Teixeira - Brasil
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) - Brasil


Texto: Márcia Pilar/Jornalista
Fotos: Divulgação/Arquivo Pessoal




divulgar@ufn.edu.br | 3220 1200 - Ramal 1296
Acesse - Comunicação