UFN integra grupo que identificará casos da Covid-19 em Santa Maria e Região Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
04/05/2020

A partir desta semana, a Universidade Franciscana estará auxiliando na identificação de casos da Covid-19 em Santa Maria e Região. A demanda foi deliberada pelo Ministério Público, com objetivo de ampliar o número de testes de PCR para Coronavírus, podendo assumir a demanda regional, com aprovação do Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul – Lacen.

Em outras palavras, os exames que antes eram coletados nas unidades de saúde e enviados ao Lacen, em Porto Alegre, para análise, agora poderão ser feito em Santa Maria, tanto pela Universidade Franciscana quanto pela Universidade Federal de Santa Maria

De acordo com o responsável pelo serviço na UFN, Prof. Huander Felipe Andreolla, o laboratório ainda irá passar pelo controle de qualidade do Lacen e deve ser liberado ainda nesta semana, momento em que terá início o processo de análises para identificar possíveis novos casos da doença.

“A nossa primeira demanda será analisar coletas realizadas em pessoas que apresentarem sintomas da Covid-19 no Hospital Casa de Saúde e na Unidade de Pronto Atendimento – UPA, aqui de Santa Maria. Nossa estimativa é que sejam realizados, por dia, uma média de 70 testes de PCR para Coronavírus aqui na UFN”, explicou o docente.

A expectativa é que o resultado positivo ou negativo para Coronavírus seja liberado em até 24h. Todos os dados coletados por meio destas análises serão enviados para o sistema do Lacen onde, posteriormente, vão ser contabilizados e inseridos nas estatísticas da Prefeitura Municipal de Santa Maria e do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Atenção: Não serão realizados testes presenciais para o coronavírus na Universidade Franciscana. Além disso, também não há integrantes da UFN realizando visitas nas residências para realização do referido teste.