UFN inaugura espaço para atendimento de pacientes com sequelas pós-Covid Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
11/08/2021

Uma ação conjunta entre a Universidade Franciscana (UFN), seu curso de Fisioterapia e a Prefeitura de Santa Maria, juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde, entregou à comunidade santa-mariense e da região o Núcleo de Atendimento Pós-Covid-19 (NAC). Inaugurado nesta segunda-feira (09), o espaço surgiu devido à alta demanda de pacientes que permanecem com comprometimentos ocasionados pelo novo Coronavírus e que também necessitam de cuidados pós internação hospitalar.

“As crises demandam novas criações e não apenas fazer o que sempre se fazia, mas sim de forma ainda melhor e recriando os serviços e esta necessidade foi pedagogicamente discutida como projeto. A UFN não se impõe frente ao serviço público, ela está em consonância com ele para trabalhar o bem junto com professores e estudantes que serão ainda melhor formados, pois é com conhecimento humano que também se desenvolve a educação”, detalhou a Reitora da UFN, a professora Iraní Rupolo, a respeito das novas demandas de atendimento que surgiram durante a Pandemia e o papel social da Universidade.

Localizado no Centro de Diagnóstico Nossa Senhora do Rosário (Cedas), o NAC conta com três salas de atendimento e uma de triagem com capacidade para atender até 26 agendamentos que são realizados através das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e das Estratégias Saúde da Família (ESFs). O projeto tem à frente os professores Jaqueline de Fátima Biazus, João Rafael Machado, Douglas Dalcin Rossato, Nadiesca Filipin, Jonas Skupien e Lilian Oliveira de Oliveira, que irão supervisionar os sete acadêmicos dos 9º e 10º semestre do curso de Fisioterapia durante às sessões.

Como explica o fisioterapeuta e professor João Rafael Machado: “os atendimentos são destinados àqueles que tenham necessidades respiratórias onde possam apresentar cansaço e fadiga respiratória e algum grau de falta de ar ou dispneia. E também para pessoas com comprometimento cardiovascular ou que caminhou um pouco e o coração acelerou muito e pacientes com fraqueza muscular durante e no pós-Covid que venha a dificultar as realizações de suas tarefas básicas do dia a dia e que comprometa suas plenas capacidades”.

O Secretário Municipal de Saúde, Guilherme Ribas destacou o investimento realizado pela UFN na melhoria da estrutura física do CEDAS para receber o: “O trabalho que vemos aqui hoje foi feito em sintonia com a Universidade Franciscana, mais um desta parceria de sucesso com Prefeitura. Futuramente ainda queremos ampliar o número de salas para possibilitar o acesso para todos”. Entre as melhorias realizadas pela UFN no espaço, também está a aquisição de equipamentos para recuperações cardiorrespiratórios, muscoesqueléticas e neurofuncionais.

A Reitora ainda enfatizou que o olhar da Universidade está em proporcionar espaços de qualidade e com estrutura para a comunidade e para os acadêmicos: “os alunos precisam aprender com equipamentos atualizados, mas este não é apenas um espaço da UFN e nem da Prefeitura, mas sim da população santa-mariense”.

iniciativa se alia ao modelo comunitário que a Instituição de Ensino Superior está inserida e às ações propositivas de cunho social que desempenha. Preocupada e atuante em temas de caráter comum ao seu meio, a UFN integra, com mais outras 13 universidades, o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (COMUNG), que tem como compromissos básicos a qualidade universitária, a democracia, a comunidade, a participação no processo de desenvolvimento social, cultural e econômico da região.

De acordo com a coordenadora do Curso de Fisioterapia, professora Lilian Oliveira de Oliveira, neste primeiro momento os horários de atendimento serão realizados de segunda-feira a sexta-feira, de 8h às 12h e, a partir de setembro, ampliado para as segundas e quartas-feiras pela parte da tarde, das 13h30min às 16h.

Texto: Márcia Pilar/Jornalista da UFN
Fotos: Gianmarco de Vargas/Estagiário de Jornalis