UFN homenageia recicladoras da Asmar pelo Dia das Mães Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
11/05/2020

Confira, abaixo, texto produzido pela coordenadora do Mestrado Profissional em Saúde Materno Infantil da Universidade Franciscana, Profa. Dirce Stein Backes, sobre a homenagem realizada às trabalhadoras da Associação dos Selecionadores de Material Reciclável de Santa Maria - Asmar.

"Reinvenção! Este é o termo que melhor define a celebração do Dia das Mães na Associação de Materiais Recicláveis, realizada no dia 08 de maio de 2020.

Em período de pandemia, por força maior, o mundo online nos acelerou no uso das mídias numa fração de segundos. A rotina do dia a dia foi empurrada para um mundo predominantemente digital, isolados dentro de nossas casas. Mas, isto não significa ficar parado.

A dinâmica dos professores e alunos precisou ser reinventada. A sala de aula, as atividades de pesquisa, os projetos sociais criaram novas formas e significados. Aprendeu-se, em tempo recorde, que é possível se comunicar, ser produtivo e tomar decisões rápidas e eficientes de forma virtual. Fomos obrigadas a reinventar, em poucas horas, muitas atividades que imaginávamos que nunca seriam inovadas pelos meios digitais.

A celebração do Dia das Mães de 2020 da Asmar, não foi diferente. Em poucas horas, professores e alunos da Graduação e da Pós-Graduação reinventaram o tradicional evento que, em anos anteriores, ocorria nas dependências da Universidade ou em Shoppings da cidade. Rapidamente, buscou-se parcerias e uniu-se o desejo de contribuir e transformar em uma ação revolucionadora.

Ao invés das Mães se deslocarem, as associadas foram surpreendidas com um “Carro de mensagens” e uma música ao vivo em seu próprio local de trabalho. Assim, ao invés do tradicional abraço, um vídeo amigável online com falas de alunos e lembranças confeccionadas pelos estudantes em suas casas. Ao invés do tradicional sorriso, as máscaras de proteção. Ao invés de danças e festejos, um gesto de solidariedade e esperança.

Esta manifestação de carinho ficou expressa na fala de uma Mãe da Associação: “Precisamos trabalhar para ter o que comer. Estamos com medo, estamos, mas somos fortes, lutamos, nos cuidamos e nos animamos mutuamente... a homenagem de hoje nos trouxe energia, ânimo, força e coragem. Sentimos que não estamos sozinhas e esquecidas. Temos pessoas que nos amam, nos valorizam e que se interessam por nós. Obrigada pela linda homenagem, pelo carinho e pelos presentes”.

Covid-19 e Dia das Mães! Uma lembrança que ficará na memória de todos aqueles que contribuíram e, de alguma forma, contribuíram para tornar o dia das mães “2020” diferente, mas aquecido pelo amor, o carinho e a ternura. Na fala de uma aluna organizadora ficou a lembrança “cada dia que passa tenho mais convicção que estou no caminho certo. Estar com alguém que prioriza a humildade das pessoas... é isto que eu quero para minha trajetória. Não tenho palavras para expressar o que sinto, principalmente depois de tudo o que eu ouvi delas, ao final da homenagem”.

Toda a crise traz oportunidades e possibilita reinvenções. Num cenário de total incerteza, a curiosidade e a capacidade de estar conectada em busca de soluções ágeis e colegiadas serão habilidades cada vez mais requisitadas nas diferentes áreas profissionais. Basta estarmos dispostas a enxergar as oportunidades em meio às turbulências do dia a dia.

A pandemia, mais que em outros tempos, ensina-nos a lidar com demandas adversas de maneira integrada e colaborativa e a fortalecer habilidades como a resiliência, a paciência, a tolerância, a inovação e a capacidade de escuta empática."

A iniciativa foi organizada pelo Mestrado Profissional em Saúde Materno Infantil, Mestrado em Ciências da Saúde e da Vida, e pelos cursos de graduação em Enfermagem e Administração da UFN.