UFN formaliza apoio para criação do “Centro Histórico de Santa Maria” Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
01/11/2019

Texto: Carlos Spall / Jornalista Assecom
Imagens: Mark Braunstein / Fotógrafo Assecom

A reitoria da Universidade Franciscana, mais representantes docentes dos Cursos de Arquitetura e Urbanismo, Design e Publicidade e Propaganda da Universidade Franciscana, apresentaram ao jornalista Marcelo Canellas, integrante do Coletivo Memória Ativa e repórter da Rede Globo, os estudos arquitetônicos, urbanísticos e de memória do “Centro Histórico de Santa Maria”, constituído pela Av. Rio Branco, Estação Ferroviária da Gare e do Bairro “Vila Belga”.

Em reunião na sala do Conselho Universitário, os professores da UFN, que integram o Coletivo de forma voluntária, defenderam a manutenção desses locais, visando à preservação dos ambientes que expressam a historicidade de Santa Maria. Na oportunidade, o grupo, composto ainda por membros da Prefeitura, da Associação da Vila Belga, Sebrae, Cacism e Hotel Dom Rafael, se comprometeu em trabalhar para sustentação de um dos maiores acervos arquitetônicos de Art Decó do mundo, exposto nos prédios residenciais e comerciais localizados ao longo da Avenida Rio Branco.

Os representantes observaram ainda, de forma consensual, a necessidade de uma intervenção imediata na Estação da Gare, traçando objetivos para o futuro uso sustentável do local, que expressa a memória de tempos pujantes dos ferroviários na cidade.

“Nós acreditamos que a estação é um elemento potencial de mudanças, fruto da memória ativa do nosso município. Esse patrimônio precisa ser abraçado pela comunidade, que deve olhar para o futuro, sem esquecer do passado”, enfatizou a professora da Arquitetura, Anelis Flores, ao destacar a riqueza detectada por meio de um levantamento técnico dos acadêmicos da arquitetura que, durante um semestre, mapearam potencialidades e fragilidades da região, levando em conta aspectos físicos, patrimoniais, afetivos e históricos do Centro que deu origem a Santa Maria.

O conceito de construir harmonia entre a população, diante destes espaços pouco preservados, também foi defendido pela reitora da UFN, Iraní Rupolo.

 “Está faltando educação na cidade. Vivemos na cidade dos contrastes. De um lado cultura, do outro a calçada quebrada. A educação deve guiar as ações públicas e privadas. Precisamos é profissionalizar a gestão para trabalhar na manutenção dos espaços, e não só na revitalização emergencial dos mesmos, como agora”, defendeu enfaticamente a reitora. 

O jornalista Marcelo Canellas esclareceu na reunião, que se apropriou do tema ao saber que o patrimônio histórico de Santa Maria estava em risco diante de alterações que foram sinalizadas no Plano Diretor de 2018.

“A partir de nossa reação, tudo tem sido conduzido para a composição de uma lei de patrimônio público adequada para cidade, por meio do diálogo. Estou feliz em participar desse ambiente multidisciplinar produtivo. Contem comigo para tudo. O mais importante agora é que possamos ganhar personalidade, adesão e simpatia da comunidade, porque como jornalista e santa-mariense, é um dos meus deveres lutar pela preservação de nossa história”, explanou Canellas, instigando que é a hora de apresentar a todos a articulação da Universidade com a sociedade civil organizada. 


Preservação é estratégica para o desenvolvimento 

Em vigor, atua um decreto de proteção provisória a 135 prédios históricos. Há expectativa de que seja encaminhado pelo Executivo, ainda em novembro, dois projetos de proteção do patrimônio público da cidade.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Ewerton Falk, falou que tratativas estão avançadas para que a Estação da Gare seja repassada para iniciativa privada, que irá restaurar o local, criando em paralelo espaços de convivência e de trabalho, como restaurantes e cafés, mais espaços colaborativos para reunião e um museu.

“Todos os estudos feitos pela UFN, o apoio das entidades, serão levados em conta nessa construção. O importante é que a população busque também esta mudança, diante da criação de uma cultura em que se valoriza aonde se vive”, ponderou Falk. 

Em contrapartida, a presidente da Associação dos moradores ferroviários da Vila Belga, Myrna Floresta, falou que fez “milhares” de pedidos para reparos a Prefeitura, para manutenção das ruas e da iluminação, mas não obteve retorno.

“Eu vim aqui para pedir socorro. As pessoas precisam de condições para admirar aonde moram. Só assim, terão orgulho de apresentar o bairro para futuros admiradores e turistas”, considerou. 

Identidade visual busca projetar o futuro pela história

O Curso de Design da Universidade Franciscana, por meio do professor Roberto Osvaldo Gerhardt, apresentou a marca do “Centro Histórico de Santa Maria”. Com a ajuda da Agência Experimental de Publicidade e Propaganda, Gema, foi criado também o slogan: “Onde a cidade vive, a história renasce”. O presidente da Cacism, Rodrigo Décimo, comprometeu-se em agendar o lançamento da identidade, já aprovada pelo grupo de trabalho, na Feira de Indústria e Comércio de Santa Maria, Feisma. 


Cidade Educadora 

O professor de História da UFN, Marcio Taschetto, esclareceu que o desafio é estabelecer uma agenda que transcenda o Centro Histórico. Segundo o docente, a Cidade Educadora cria um itinerário criativo, em que todos se comprometem em criar mecanismos e dispositivos de aprendizagem os quais priorizam ações humanizadas e de fortalecimento da identidade local. “Nosso objetivo é ampliar muito as atividades extensionistas, ativando pedagogicamente o imaginário construtivo nos espaços públicos”, pontuou rapidamente.


Presentes no Encontro UFN

Iraní Rupolo – Reitora UFN
Solange Fagan – Vice-reitora UFN
Marcelo Canellas – Jornalista – Coletivo Memória Ativa
Melina Guteres – Jornalista Rede Sina e Coletivo Memória Ativa
Ewerton Falk - Secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação 
Myrna Floresta – Presidente da Associação da Vila Belga 
André Blos – Gerente Regional do Sebrae
Rodrigo Décimo – Presidente da Cacism
Marcio Taschetto – Professor do Curso de História UFN
Matheus Camargo – Representante do Ambiente de Inovação UFN 
José D´Império – Hotel Dom Rafael 
Roberto Osvaldo Gerhardt - Professor do Design UFN
Anelis Flores e Clarissa de Oliveira Pereira – Professoras de Arquitetura e Urbanismo UFN

Encaminhamentos da Reunião
- Lançar a Marca do Centro Histórico de Santa Maria na Fesima 2019
- Marcar reunião com o Prefeito de Santa Maria para cobrar agilidade ao processo 
- Elaborar uma campanha de sensibilização da preservação da Vila Belga
- Aprimorar projetos de extensão em locais públicos
- Elaborar um livro com as memórias dos autores santa-marienses 
- Apoiar a imprensa local, pela restauração do patrimônio histórico


Leia também:

Curso de Arquitetura faz aula ao ar livre sobre Art Decó

Professores lançam livro infantil sobre a arquitetura da cidade


divulgar@ufn.edu.br | 3220 1200 - Ramal 1296
Acesse - Comunicação