UFN forma primeiro Doutor em cotutela internacional Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
11/08/2022

Nesta quinta-feira (11), o Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGCIMAT) da Universidade Franciscana (UFN) recebeu a visita do pesquisador francês, professor Dr. Jean-Claude Régnier para a entrega do diploma ao professor Leonardo Dalla Porta, obtido pelo Doutorado realizado na Université Lumière Lyon 2 (França).

Leonardo Dalla Porta recebe uma dupla titulação, sendo o primeiro Doutor formado na UFN, dentro da modalidade de cotutela que é resultado de um convênio entre a UFN e a Universidade de Lyon 2. A tese intitulada ‘Construção do raciocínio estatístico na conceptualização da estimação estatística’ foi defendida no PPGECIMAT em 2019, sob orientação da professora Dra. Silvia Maria de Aguiar Isaia (no Brasil) e do professor Dr. Jean-Claude Régnier (na França).

Na presença dos colegas do PPGECIMAT, onde integra o corpo docente, dos membros da Reitoria da UFN e de seus familiares, o Doutor Leonardo Dalla Porta evidenciou que a conquista deste título não é só sua, mas de toda a Universidade: “Todo o conhecimento que foi, e está sendo adquirido pois estamos sempre trocando informações, vou tentar sempre pôr em prática aqui a Universidade Franciscana. Já temos vários trabalhos e pesquisas em que estão sendo utilizados os métodos da Estatística Implicativa, visando dar continuidade nesses estudos aqui no Sul.” O professor explica que, atualmente, há três polos de referência desta área de estudo no Brasil: a Universidade Federal Rural de Pernambuco (URFPE), na Pontifícia Universidade de São Paulo (PUC-SP) e a Universidade Franciscana, no Rio Grande do Sul.

A professora Thais do Canto-Dorow, coordenadora do PPGECIMAT, afirma que parcerias interinstitucionais contribuem para a qualificação das pesquisas, fomentam o processo de internacionalização, fortalecem os laços entre as instituições envolvidas, aprimoram a formação dos discentes e docentes, em especial sob o regime de cotutela: “Este momento não surgiu do agora, ele foi construído a partir de um convênio realizado entre a Universidade Franciscana, à época Centro Universitário Franciscano, e a Université Lumière Lyon onde foram se fortalecendo laços a ponto de se estabelecer um protocolo de cotutela internacional que permite a dupla titulação. E a pesquisa realizada pelo professor Leonardo marca a conquista da UFN em ter a primeira tese defendida neste regime”.

Relembrando a trajetória da formação do atual Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática, a Reitora Iraní Rupolo, enfatizou a expertise da educação e dos pesquisadores que são formados no Mestrado Acadêmico, no Mestrado Profissional e no Doutorado: “Tudo isso é uma construção progressiva e só se sustenta se tiver qualidade acadêmica que se compõe coletivamente de professores, técnicos-administrativos e estudantes. Por isso se faz importante a seleção destes estudantes que deem conta de serem mestres e deem conta de doutorarem-se, de superar formas de conhecimento e de ensino para novas modelagens”. Ainda congratulando o novo Doutor, a Reitora também expressou seu sentimento de felicidade com a conquista do professor Leonardo, já que a UFN se engrandece no sentido de reconhecer-se dando novos passos.

Texto e Fotos: Márcia Pilar/Jornalista