UFN forma primeira turma do curso de Medicina Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
15/12/2020

Emoção foi a tônica da formatura da primeira turma de Medicina da Universidade Franciscana que ocorreu na última sexta-feira, 11 de dezembro. Devido a pandemia do novo Coronavírus, a cerimônia precisou ser realizada de forma on-line via plataforma Zoom, sendo transmitida ao vivo via YouTube da UFN TV e Facebook da UFN. Mesmo sendo necessário o afastamento social, o brilho da solenidade foi mantido e 34 novos médicos receberam o grau.

Respeitando os protocolos estabelecidos para garantir a segurança de todos, os formandos participaram da solenidade direto de suas residências. Na instituição, diretamente do Salão de Atos do conjunto I, estiveram presentes a reitora da UFN, professora Iraní Rupolo acompanhada da professora Léris Bonfanti Haeffner, coordenadora do curso e patronesse da turma, além do professor Rafael Vaz Machry, paraninfo escolhido pelos formandos. Também acompanharam a cerimônia os docentes do curso de Medicina e a funcionária homenageada da turma em ambiente preparado na UFN para o momento, seguindo todos os cuidados previstos.

Em seu discurso, emocionada a professora Léris Bonfanti Haeffner lembrou dos seis anos de graduação cursados pelos formandos. “Eles chegaram ainda adolescentes transformando-se durante o período em profissionais preparados para atuarem e realizarem a Medicina com excelente qualidade, devido a formação que receberam”, afirmou a professora.

Também carregado de muita emoção foi o discurso do paraninfo, professor Rafael Vaz Machry. O paraninfo falou do desafio constante e diário da profissão, falando do amor envolvido para o exercício da Medicina. Ele também lembrou do objetivo da profissão e do cuidado com as pessoas. “O objetivo da profissão não é cuidar de doenças; é cuidar de pessoas”, afirmou o homenageado.

Finalizando a solenidade, a reitora da UFN, professora Iraní Rupolo abordou sobre a importância do curso para a Universidade Franciscana, para a cidade de Santa Maria e para a população ao 34 novos médicos estarem aptos a realizarem o exercício da Medicina nos preceitos da ciência, da honra, do amor, da ética, da gentileza, da escuta, da paciência, da coragem e da esperança. Com carinho, falou da relação deles com a instituição, a qual será levada em suas vidas.

Confira abaixo o vídeo da formatura da Primeira Turma do curso de Medicina da UFN:

“Vocês não deixam à UFN; vocês levam daqui a sua formação. Nossos espaços estarão abertos. Retornem sempre que quiserem e levem esse lugar como parte integrante da vida de vocês”, declarou a reitora.

Quem não conseguiu acompanhar a transmissão ao vivo, mas quer assistir a formatura da primeira turma de Medicina da Universidade Franciscana pode acessar o canal no YouTube da UFN TV ou a página Facebook da UFN.

Conheça o curso de Medicina da UFN

Texto:
Carina Bohnert / Jornalista UFN
Imagens: Carina Bohnert / Jornalista UFN e Carolina Busatto Teixeira / Jornalista UFN