UFN forma 32 residentes da área médica e multiprofissional Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
20/02/2020

Professores e familiares se reuniram na Capela São Francisco de Assis, nesta terça-feira, dia 18 de fevereiro, para comemorar a formatura dos mais novos residentes da Universidade Franciscana.

Ao todo, 32 residentes concluíram a sua especialização em uma área específica da saúde, sendo 23 integrantes dos Programas de Residência Multiprofissional e 9 dos Programas Residência Médica. Assim, formaram-se residentes nos seguintes cursos:

Programas de Residência Médica:
- Residência em Clínica Médica;
- Residência em Psiquiatria;
- Residência de Medicina de Família e Comunidade.

Programas de Residência Multiprofissional:
- Residência em Enfermagem Obstétrica;
- Residência em Enfermagem na Urgência e Trauma;
- Residência em Saúde Mental;
- Residência em Reabilitação Física;
- Residência em Atenção Clínica Especializada com ênfase em Infectologia e Neurologia.

De acordo com a coordenadora do Programa de Residência Multiprofissional da UFN, Profa. Cláudia Zamberlan, a conclusão dessa etapa, que pode ser considerada uma espécie de especialização profissional, é um momento muito alegre, tanto para os alunos quanto para os docentes e a IES como um todo.

“Foi um período muito intenso de troca de conhecimentos técnicos e científicos. E isso já está sendo reconhecido, antes mesmo da formatura, pois alguns residentes já receberam propostas de trabalho na sua especialidade e vão sair empregados do curso. Outros, também, foram aprovados em mestrado e seguirão na área acadêmica. Estamos muito orgulhosos”, ressaltou a coordenadora.

A Profa. Angela Quatrin Campagnalo, responsável pelos Programas de Residência Médica e professora do curso de Medicina da UFN, afirmou que além do programa estar expandindo em número de alunos – já que o curso possui mais 3 vagas autorizadas pelo MEC – ele também vem crescendo quanto aos locais de atuação dos residentes durante os estágios dos programas.

“Nossos residentes atuam nas três áreas, divididos em três hospitais de Santa Maria: no Hospital Casa de Saúde, no Hospital São Francisco de Assis e no Hospital de Caridade Dr. Astrogildo de Azevedo”, finalizou a coordenadora da Residência Médica.

Texto e Fotografias: Carolina Teixeira / Jornalista UFN