UFN firma parceria cultural e literária com a Academia Santa-mariense de Letras Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
18/04/2019

A Universidade Franciscana e a Academia Santa-mariense de Letras (ASL) firmaram na tarde desta quarta-feira, 17 de abril, uma parceria, juntamente com o curso de Letras da IES.

A parceria cultural e literária tem como objetivo a promoção de eventos relacionados a academia e também a comunidade em geral, utilizando os espaços oferecidos pela Universidade para promover e incentivar o consumo da literatura.

Em uma proposta apresentada pelos representantes da Academia Santa-mariense de Letras e os professores do curso de Letras da UFN, está a vinda dos integrantes da ASL para as salas de aula da Instituição visando que a união traga para dentro do ambiente acadêmico, um espaço onde se possa debater sobre os Patronos da Academia, bem como estilos literários, autores e títulos, assim como ocorrem as discussões do Cine ConsCiência, evento organizado por professores de diversos cursos da IES.

De acordo com a Reitora da Universidade Franciscana, Iraní Rupolo, a parceria é de extrema importância para a promoção de atividades que incentivem a leitura e a escrita.

“Eu sempre instigo os professores a incentivarem os alunos a se manterem em contato com o ambiente de atuação. Para os acadêmicos de direito, que frequentem os fóruns, para os futuros Gestores, que estejam em contato com as pessoas, e para os nossos futuros docentes e escritores, que tenham essa aproximação com a Academia”, explica.

Sob a gestão do coordenador Erick Callegaro, um dos objetivos do Curso de Letras da UFN é a promoção de atividades para além do espaço acadêmico. A partir disso, uma iniciativa já está em alinhamento, e tem a intenção de aproveitar o espaço que a Feira do Livro de Santa Maria oferece para uma noite de café e debate literário de forma gratuita e aberto à comunidade.

João Marcos Adede Y Castro, que ocupa a cadeira de número 16 da Academia Santa-mariense de Letras, destaca que a oportunidade de firmar a parceria com a Universidade Franciscana é um momento de prestígio para a ASL.

“Uma das nossas maiores carências, atualmente, é de espaços adequados para os nossos eventos, bem como de um público assíduo. Ao nos vincularmos a UFN, estamos incentivando a participação dos acadêmicos do curso e esperamos que com isso, a gente possa realizar uma série de intervenções internas e externas, para promover a literatura e principalmente a leitura”, afirma com entusiasmo.

A reunião ocorreu no gabinete da Reitoria da Universidade Franciscana e reuniu, também, os demais integrantes da ASL, Letícia Raimundi Ferreira, Lígia Militz da Costa e Giovani Pasini, e a professora Najara Ferrari Pinheiro, do curso de Letras da UFN.

Texto e fotografia: Thayane Rodrigues / Estagiária Jornalismo Assecom