UFN expõe trabalhos produzidos por estudantes de Design Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
23/08/2019

Texto: Thayane Rodrigues / Estagiária Jornalismo
Imagens: Mark Braunstein / Fotógrafo

Quem passa pelo Conjunto III da Universidade Franciscana, especialmente no Hall dos prédios 13 e 14, tem seu olhar voltado aos expositores do curso de Design da UFN, onde podem ser vistos produtos criados pelos estudantes, ao longo dos semestres. Atualmente, os objetos que compõem a mostra foram criados por alunos matriculados nas disciplinas de Atelier de Design de Superfície e Atelier de Embalagens.

Os cinco expositores, localizados no Hall do prédio 13, apresentam trabalhos realizados na disciplina de Atelier de Design de Superfície, ministrada pela professora Círia Moro. Entre as peças estão estampas temáticas desenvolvidas para variadas aplicações, como embalagens de presente, capas de caderno e tecido para almofadas. As peças foram elaboradas por acadêmicos do 5º semestre durante o primeiro semestre de 2019.

A disciplina trabalha, especificamente, com a criação de estampas e a padronagem, criadas para estampar objetos dos mais diversos materiais, como a cerâmica, o papel e o tecido. De acordo com a professora Círia, os produtos são desenvolvidos a partir de um tema/motivo, sendo que as peças que se encontram atualmente em exposição foram inspiradas nas obras de Tarsila do Amaral e na arte egípcia.

Já o expositor do Hall do prédio 14 conta com 6 embalagens para sabonetes infantis que viram brinquedos ou jogos. As embalagens fazem parte da atividade final da disciplina de Atelier de Embalagens, ministrada pela professora Salette Mafalda Marchi.

A disciplina, que é ofertada para acadêmicos do 5º semestre, trabalha a função e os diferentes tipos de embalagens. Nela, os alunos criam a estrutura de um produto fictício, desenvolvem sua marca, a parte visual e, por fim, a parte gráfica do mesmo.

De acordo com a docente, a primeira proposta de criação de produto da disciplina é de baixa complexidade, onde o aluno deve criar a embalagem de um único sabonete. A segunda atividade proposta pela disciplina é a elaboração de uma embalagem para um pacote contendo três sabonetes. Por fim, a última proposta, mais complexa, é a elaboração da embalagem de um sabonete infantil que se transforma em brinquedo ou jogo.

A cada novo semestre a disciplina apresenta um produto diferente, escolhido através de uma votação entre os alunos. Para a criação das embalagens, os acadêmicos precisam se basear em critérios como sustentabilidade e maior vida útil das embalagens. Ainda, segundo Salete, para a elaboração do produto é necessário um trabalho de pesquisa, afim de que o objeto seja atraente para o seu público.

“A razão de os expositores do curso ficarem em pontos estratégicos de movimento de alunos é justamente para que as produções dos nossos alunos sejam vistas. E cabe ressaltar que, dos trabalhos expostos neste momento, merece destaque o trabalho da disciplina de embalagem, na qual foi criada uma bolsa ecobag, feita com o material do saco de cimento. Foi um trabalho que ficou muito interessante, e a gente pretende aprofundar a proposta do aluno, já que um dos conceitos que mais trabalhamos em aula é o de reaproveitamento e a sustentabilidade”, revela Círia.