UFN está entre as melhores instituições de ensino superior do Brasil conforme o MEC Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
18/12/2018

A Universidade Franciscana é considerada uma das melhores universidades do País, segundo o MEC. Isso porque obteve nota 4 referente ao Índice Geral de Cursos (IGC), alusiva ao ano de 2017. A nota é resultado de avaliações externas, relacionada aos indicadores de qualidade realizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - Inep.

O índice é divulgado anualmente, mas é composto pela média de outros indicadores aplicados nos três anos anteriores. Comparando com o último ciclo trienal, aumentou o número de instituições com notas 4 e 5 e caiu o número delas que têm conceito 2 e 3.

De acordo com a Pró-Reitora Acadêmica da IES, professora Vanilde Bisognin, das 2.066 universidades, faculdades e centros universitários que tiveram o IGC divulgado nesta terça-feira, 18 de dezembro, a UFN se encontra entre as 18,9% que obtiveram conceito 4.

Quanto ao Conceito Preliminar de Curso (CPC), dos 14 cursos avaliados, a Universidade Franciscana obteve uma nota máxima (5), que foi conquistada pelo curso de Filosofia. Esse conceito 5 (4.4485) trouxe para a Universidade Franciscana o título de IES com o Melhor Curso de Filosofia do País.

O CPC indica a qualidade dos cursos de Graduação considerando o desempenho dos estudantes no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Esperado e Observado (IDD), o perfil dos professores e um questionário aplicado aos estudantes da IES.

O coordenador do curso de Filosofia, professor Márcio Cenci, destaca que a nota máxima se dá devido a organização didático pedagógica e a infraestrutura que a UFN oferece a seus estudantes e professores, tendo como ponto de destaque as oportunidades de ampliação da formação dos estudantes em cursos de Pós-Graduação ou mesmo em outras áreas.

O docente ainda destacou o corpo docente qualificado, com a maioria de Doutores, e com um grande interesse na formação dos estudantes e na constante qualificação profissional.

"Consideramos o resultado como um reflexo constante do empenho conjunto em oferecer aos estudantes as melhores condições para seu desenvolvimento pessoal e profissional, tanto nas atividades individuais e coletivas. Além de um apoio e estruturas de base que possibilitam o amplo desenvolvimento das potencialidades do estudante. Estamos profundamente gratos em poder nos dedicar a um curso com essa avaliação. Temos plena consciência que é o resultado do trabalho coletivo, realizado de forma dialogada e muito próxima às pessoas. Esperamos que mais pessoas venham nos conhecer e transformar a prática da Filosofia como parte de suas vidas", ressaltou o coordenador.

Apenas 38,9% dos cursos de Graduação do Brasil ficaram com desempenho 4 e 5. A maioria, 52%, estão com conceito 3. A Pró-Reitora Acadêmica da UFN, professora Vanilde Bisognin, avalia que houve uma melhora significativa em relação aos anos anteriores de avaliação.

"É importante destacar que os nossos cursos não possuem conceitos 1 e 2. Somente nos foram concedidas notas 3, 4 e 5, que nos possibilitaram a conquista de conceito 4 no IGC. Isso significa que os cursos de graduação, pós-graduação, os setores e as pessoas que integram a Universidade Franciscana estão cada vez mais qualificados e empenhados no serviço que oferecemos à comunidade", ressalta a Pró-Reitora.

Confira a relação de cursos avaliados e notas atribuídas a cada um deles:

Arquitetura e Urbanismo – Nota 3
Ciência da Computação – Nota 4
Engenharia Biomédica – Nota 4
Engenharia Ambiental e Sanitária – Nota 4
Engenharia de Materiais – Nota 3
Engenharia Química – Nota 4
Filosofia – Nota 5
Física Médica – Nota 3
História – Nota 4
Letras Português e Inglês – Nota 4
Letras Português – Nota 3
Matemática – Nota 4
Pedagogia – Nota 3
Sistemas de Informação – Nota 4

-> Clique aqui e confira, no site do Inep, o conceito dos cursos de graduação e das Instituições de Educação Superior. Veja, neste mesmo link, como é feito o processo de avaliação.