UFN e UFSM assinam parceria de cooperação para Geoparque Quarta Colônia Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
03/04/2023

Quando duas Universidades se unem em favor de um objetivo, isto soma conhecimento, ciência, trabalho, relacionamento e fortalecimento”, explanou a professora Iraní Rupolo, reitora da Universidade Franciscana (UFN), sobre a conjugação de esforços para proporcionar a realização de projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão que circundam a Quarta Colônia. Na tarde de hoje a reitora da UFN em conjunto com o reitor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Luciano Schuch, assinaram o ‘Acordo de Cooperação Técnica’. A iniciativa consolida a união de esforços entre a UFN e UFSM para o alicerçamento do espaço como Geoparque Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

A reitora também destaca a importância dessa união entre instituições de ensino para um bem comum e de enriquecimento para a região. “Acima de tudo nós trabalharemos juntos para o engrandecimento da região, do Geoparque. Pelos assuntos educacionais, de memória histórica, de preservação do ambiente do conhecimento científico sobre essa região”, finaliza.

Localizado na região central do Rio Grande do Sul, o Geoparque Quarta Colônia é constituído por nove municípios: Agudo, Dona Francisca, Faxinal do Soturno, Ivorá, Nova Palma, Pinhal Grande, Restinga Seca, São João do Polêsine e Silveira Martins. O reitor da UFSM, destacou durante a conversa a importância da parceria entre as universidades para o serviço à comunidade e geração de empregos.

Com essa união a UFN passa a se responsabilizar em disponibilizar carga horária de servidores para a realização das ações propostas no Plano de Trabalho e ceder espaço físico e equipamentos para a realização das atividades propostas. “Ver a possibilidade de transformarmos este espaço em um lugar de formação para os nossos acadêmicos, mestrandos e doutorandos, além de transformar esse território em espaço não formal de ensino se torna um convênio fortalecido por ações”, destaca a coordenadora do mestrado e doutorado acadêmico em ensino de ciências e matemática (PPGECIMAT), Thais Scotti do Canto-Dorow.

Texto e Fotos: Gabriela de Flores Neto / Jornalista