UFN e Solar unidas por Santa Maria Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
15/05/2023

Maio é o mês em que Santa Maria comemora seus 165 anos de emancipação política e, antes deste ato oficial em 1858, houve dois momentos importantes: a lenda indígena da fundação e a tal do registro em livro tombo em 1814. Estes dois marcos temporais são os temas que a Solar (Venâncio Aires, 344 – Passo D´Areia), espaço cultural aberto em 2022, vai abordar a partir desta segunda-feira (15) através das mostras ‘Memórias de um Santa-Mariense e 'Imembuy: é tu?'. Com a participação de acadêmicos e professores dos cursos de História e de Jornalismo e com o apoio da Sala de Exposição Angelita Stefani (IMAS) da UFN.

A Imembuy está presente nas páginas do livro de João Belém, uma das obras da mostra Memórias de um Santa-Mariense. Serão nove livros sobre a história e vida cultural da cidade. Um deles é o famoso e raro álbum do falso centenário de 1914, com imagens selecionadas ampliadas e expostas. A família D´Oliveira também comparece: João Daudt com suas memórias e Felippe com Lanterna Verde. Todo este material é proveniente do acervo do filho desta terra, Geolar Badke. A museografia é da professora Roselâine Casanova Corrêa, do curso de História da UFN e a organização é do professor do curso de Jornalismo, Bebeto Badke. A higienização das peças do acervo que estão em exposição tambémfoi realizada por acadêmicos bolsistas da Universidade.

“Por meio de seu filho, Carlos Alberto Badke (o Bebeto), vim agora a conhecer o seu acervo literário, os livros que leu e guardou com carinho e esmero, assinalando o que achava pertinente. Conheci então a outra faceta desse farmacêutico, professor e ator de teatro. Um lado que revela a sua preocupação cultural e com a preservação da memória de sua cidade, por meio de seus guardados que ora expomos”, relata a Roselâine a respeito deste filho de Santa Maria que realizou sua formação, trajetória profissional e artística nesta cidade onde se casou com a Cyrce de Lima Pereira e teve seis filhos.

A outra atração cultural convida os artistas residentes da casa a questionarem quem seria a índia-mãe dos santa-marienses em Imembuy: é tu? São mais de 15 obras com leituras sobre a Imembuy nos dias de hoje na Cidade Cultura que vê seu patrimônio e sua memória serem roubados das praças. A curadoria é de Luciano Santos, artista plástico que é um dos idealizadores e responsáveis pela Solar.

Os visitantes podem conferir as duas exposições até o dia 15 de junho, das 14h às 18h, e de forma gratuita através de agendamento que podem ser feitos via mensagem no Instagram @solar.artistas.sm.


Texto: Márcia Pilar/Jornalista


divulgar@ufn.edu.br | 3220 1200 - Ramal 1296
Acesse - Comunicação