UFN é premiada em um dos maiores eventos de Odontologia do mundo Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
16/03/2020

As bolsistas de Iniciação Científica do curso de Odontologia, Letícia Angonesi Quadros e Gabriela de Araújo, em conjunto com a egressa do Mestrado Profissional em Saúde Materno Infantil da UFN, Gabriela Boherer Bolsson, foram premiadas no 38º Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo, que ocorreu entre 29 de janeiro a 1º de fevereiro, no Expo Center Norte.

O 3º lugar na categoria painel-pesquisa foi conquistado com o trabalho “O Acesso aos Serviços Odontológicos Impacta na Qualidade de Vida Relacionada à Saúde Bucal de Gestantes? ”. Ele faz parte de um estudo de corte, que foi coordenado pela professora do curso de Odontologia e do Mestrado Profissional em Saúde Materno Infantil, Bianca Zimmermann dos Santos.

O estudo é fruto do projeto de iniciação científica de Letícia Angonesi Quadros, que avalia a condição bucal das gestantes e de seus filhos, de até 5 anos, que frequentam o serviço de saúde pública de Santa Maria. A estudante destaca a importância do acesso aos serviços odontológicos por gestantes, considerando os benefícios que este pode proporcionar à saúde delas e, consequentemente de seus bebês.

Bianca Zimmermann enfatiza a importância do trabalho integrado entre os alunos de graduação e pós-graduação, bem como das bolsas de iniciação científica. Ela acredita que atividades como essa, geram motivação aos alunos que estão iniciando suas atividades de pesquisa, ressaltando a contribuição de projetos como este para os serviços de saúde pública do município.

O 38º Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo contou com palestras, workshops e uma feira comercial, qual teve cerca de 250 expositores.