UFN é bicampeã do 2º NASA Space Apps Challenge Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
22/10/2019

No último final de semana, nos dias 19, 20 e 21 de outubro aconteceu no Tecnoparque de Santa Maria o 2º NASA Space Apps Challenge. Um evento global que buscou solucionar problemas propostos pela NASA em 48 horas em um modelo de competição. A Universidade Franciscana foi representada por docentes e discentes dos cursos de Sistemas de Informação e Ciência da Computação.

Dentre os problemas sugeridos pela NASA, estiveram o aumento do nível do mar devido ao derretimento das geleiras, identificação de queimadas por imagens de satélite, solução para a falta de conectividade para marinheiros distantes da costa, identificação de minerais em diferentes corpos estelares, entre outros.

A equipe formada pela UFN propôs solucionar o problema de remoção de pó lunar de trajes espaciais, que podem ocasionar problemas respiratórios e danos aos equipamentos em naves, rovers, estações espaciais e cápsulas.

Durante o evento, a equipe desenvolveu um equipamento de detecção, baseado em Ultravioleta (UV), equipamentos eletrônicos de ionização e eletroímã para remoção das partículas finas em escala nanométrica.

Os representantes da Universidade Franciscana conquistaram o título de bicampeã do 2º NASA Space Apps Challenge. Para o professor Mirkos Martins, o resultado demonstra a qualidade que os alunos da UFN estão se formando. Tanto no Curso de Ciência da Computação, como no Curso de Sistemas de Informação, através do esforço de todo o corpo docente e evidenciando a capacidade dos alunos de resolver problemas de modo ágil e concreto, com as mais variadas tecnologias, tanto em Software quanto em Hardware.

A equipe da Universidade Franciscana, chamada de Regolith Boys, que traz o Regolito, que é o nome da poeira lunar, foi formada por Acadêmicos dos Cursos de Sistemas de Informação e Ciência da Computação, além de um aluno externo.

Professor: Mirkos Martins
Acadêmicos UFN: Andrew Gonçalves, Cristyan Portella, Crhistopher Lenhard