UFN e Banco de Alimentos firmam parceria solidária Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
28/05/2021

Impactados pela necessidade que muitas famílias santa-marienses têm de se alimentar devido a uma grande queda no número de doações, os acadêmicos dos cursos de ciências da saúde da Universidade Franciscana (UFN) desenvolveram a campanha ‘Menos eu, mais nós’. A ação é uma parceria entre a Instituição de ensino e o Banco de Alimentos, com o apoio da Prefeitura de Santa Maria.

O ‘dia 1’ foi nesta quarta-feira (26), durante a vacinação solidária contra à Covid-19 que está sendo realizada no Conjunto III da UFN e incentiva a doação de 1kg de alimento não perecível para aqueles que estão inseridos no calendário vacinal. Na oportunidade, foram imunizados com a 2ª dose um grupo composto por estudantes dos cursos da área da saúde da UFN que já estão prestando atendimento em hospitais, unidades de saúde ou atuando em laboratórios de ensino da Instituição. Outra parcela de vacinados nesta fase, só que em menor número, é de técnicos-administrativos que trabalham nos laboratórios de clínicas e para alguns professores que supervisionam estágios.

“Os alunos que estão aqui integram um grupo maior, composto por 200 voluntários que atuam ativamente em todas as campanhas do município, vacinando pessoas com comorbidades, idosos e os grupos inseridos no Plano Nacional de Imunização (PNI). São pessoas que se voluntariaram para ajudar a Prefeitura, então eles já estão completando seu esquema vacinal antes dos demais”, pontua a professora do Curso de Enfermagem e Coordenadora do Grupo de Saúde Coletiva da UFN, Juliana Colomé.

A docente ainda destaca que a UFN irá seguir a mesma a lógica que a Secretaria Municipal de Saúde está fazendo, de destinar doações para o Banco de Alimentos local: “A partir de hoje, as vacinações realizadas aqui contarão com esta perspectiva da solidariedade”. A Campanha de Vacinação Solidária, realizada no município da Região Central, foi pioneira no Rio Grande do Sul e está junto com o Banco de Alimentos de Santa Maria. Uma organização sem fins lucrativos que, desde 2017, atua minimizando a fome nas localidades mais necessitadas da cidade a fim de promover mais inclusão social, menor evasão escolar, dignidade e cidadania à população

“É muito importante e necessária esta parceria com a UFN, que já está envolvida conosco e outras tantas ações e agora está junto nesta com o Banco de Alimentos de Santa Maria. Assim, a Prefeitura fica responsável pela arrecadação e destinação até o Banco de Alimentos que faz toda a triagem, separação e conferência de datas de vencimento para que sejam montadas cestas básicas”, explica o Secretário Municipal de Desenvolvimento Social, João Chaves.

Segundo o Secretário, cerca de 60 instituições são mantidas mensalmente pelo Banco de Alimentos local e, também, o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), famílias assistidas pelos programas sociais do município. Promovendo, além de tudo, a segurança alimentar das pessoas que irão receber estas doações. Além do chefe da pasta de Desenvolvimento Social, também esteve presente o Coordenador Municipal de Segurança Alimentar, Ronaldo Pozzobon.

A mobilização iniciada durante vacinação solidária, permanece até o período final das imunizações que estão sendo realizadas na UFN.

Texto: Márcia Pilar/Jornalista
Fotos: Eduardo Camponogara/Estagiário de Publicidade e Propaganda