UFN e Atos formam primeira turma da ‘Academia Java' Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
14/05/2021

Ainda no início deste ano, a Universidade Franciscana (UFN) e a Atos, líder global em transformação digital, uniram-se para a criação do Centro Tecnológico de Desenvolvimento e Capacitação Profissional, localizado em Santa Maria. A partir desta cooperação, a ‘Academia Java’ tornou-se realidade com a primeira turma iniciada em março e formou nesta sexta-feira (dia 14), 20 novos profissionais de Tecnologia da Informação aptos na programação de software.

A turma, composta por estudantes e egressos da UFN e de outras universidades gaúchas teve sua formatura realizada através da plataforma Microsoft Teams. Antecedendo este momento, foram apresentados os projetos finais de cada participante do curso sob a supervisão dos professores Reiner Perozzo, coordenador do curso de Ciência da Computação da UFN, e Fabrício Tonetto Londero, que integram o corpo docente dos cursos de Sistemas de Informação e Jogos Digitais da UFN.

As Academias são treinamentos gratuitos oferecidos aos interessados em especializar seus conhecimentos na tecnologia e, após a formação, fomentar a criação de vagas e oportunidades na região. Em 120 horas de capacitação, voltada para o aprendizado em Java, foram trabalhadas metodologias de projeto, estudos de caso, desenvolvimento de software e linguagem de programação para promover uma qualificação adicional aos concluintes a fim de suprir demandas das empresas do setor.

Com aulas semanais que foram realizadas de maneira virtual e síncrona, formato que possibilita ao estudante a interação ao vivo com os formadores, foi proporcionado aos estudantes todo o ambiente de ensino e aprendizagem disponível na UFN. “É de se destacar a capacidade de pronta resposta da instituição em atender às demandas do mercado ao dispor sua estrutura virtual e de docência”, ressalta o professor Reiner. Ele também aponta que a formação é uma oportunidade que a Atos, como uma empresa que atua em 73 países, terá de captar talentos dentro da turma.

Novas formações pela parceria entre UFN e Atos ainda estão previstas para 2021, porém ainda não há confirmação de temas e datas para o momento.

Texto: Márcia Pilar/Assessoria de Imprensa UFN
Imagem: Divulgação/Atos