UFN e Asmar lançam o Recicla RS Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
24/10/2020

A Universidade Franciscana, em parceria com a Associação de Selecionadores de Materiais Recicláveis (Asmar), lança o aplicativo “Recicla RS”. Destinado ao público de Santa Maria, o APP busca otimizar o atendimento aos usuários que realizam a seleção dos resíduos domésticos para reciclagem. A divulgação do produto está agendada para o dia 6 de novembro, às 10h30min, no canal do Youtube do Mestrado profissional saúde Materno Infantil.

O programa desenvolvido pela mestranda da UFN, Nathália Adames, disponibiliza ao usuário o agendamento para coleta do resíduo, sendo possível escolher o horário em que a equipe da Asmar pode realizar a coleta, além de acompanhar por GPS o tráfego do caminhão, até a chegada em sua casa.

Outra novidade, é que as pessoas poderão informar o que irão doar, além de solicitar um feedback à Asmar para saber de que modo os dejetos foram reaproveitados. Será possível acessar por meio do APP textos com temáticas as quais ensinam a importância e técnicas para separação dos resíduos domésticos.

Na avaliação da coordenadora da Asmar, Margareth Vidal, o lançamento do aplicativo irá gerar praticidade na relação entre cliente e associação. “É uma forma de agilizar e valorizar o trabalho do instituto. Servirá, igualmente, como uma alternativa acessível à população que nos contata. Até então, estávamos atendendo somente por WhatsApp e e-mail, porém, através desta inovação, poderemos ampliar para mais pessoas a coleta seletiva”, ressaltou.

Questão de saúde pública

Responsável pela ideia de desenvolvimento do software, Nathália Adames revelou que a concepção do projeto passou por um levantamento sobre as necessidades das mães recicladores do município. “Quando entrei no mestrado pensei em algo que fosse voltado à transformação social. Muitas vezes, o salário não é o bastante para auxiliar no sustento das famílias das funcionárias. Foi aí, que em meio ao projeto, elas contaram que gostariam de algo que ajudasse na reciclagem, especialmente na qualidade do material separado para reciclagem”.

Há mais de 10 anos atuando com as mães recicladoras de Santa Maria, a professora Dirce Backes, aponta que o aplicativo auxilia no empoderamento feminino a elas, enquanto chefes de família. “Nós queremos dar visibilidade a elas! Ampliando a coleta de forma mais acessível, há uma projeção social entre as recicladoras e os demais cidadãos da cidade, que compartilham a ideia do cuidado ao meio ambiente”, enfatizou Backes.

O responsável pela programação do aplicativo, Robertson dos Santos, desenvolvedor na empresa ER Sistemas, destacou que a empresa obteve uma parceria com a Rastracker, responsável pela instalação de um GPS no caminhão de coleta da ASMAR. Este ficará visível durante o uso do programa, para auxiliar na localização do veículo.

Segundo o programador, para o futuro, almeja-se que outras companhias de coleta seletiva criem vínculo com a proposta, a fim de expandir a conscientização pública a respeito do tema. “Nossa equipe procurou desenvolver um software seguindo um padrão de mercado para uso prático. É um projeto que obteve sucesso em sua construção, a partir das ideias da Nathália, da professora Dirce, da Margareth e da nossa empresa”, fomentou.

O projeto visa alcançar as mais variadas regiões do estado. Posteriormente, busca-se que outras companhias adotem o método de trabalho, seguindo com a marca Recicla. “Queremos que o poder público e a secretaria do Meio Ambiente abracem essa causa. Que incentivem as pessoas a terem cuidado com os materiais recicláveis da cidade”, afirmou Dirce.

Recicla RS
O Recicla RS é um aplicativo que tem como objetivos a conscientização quanto a importância da reciclagem, a melhora na comunicação entre entidade recicladora e comunidade, a união entre instituições que atuem no mesmo âmbito, aumentando a quantidade e a qualidade dos materiais que são descartados, facilitando o processo de separação dos resíduos. Ele estará disponível para dispositivos Android e IOS, podendo ser acessado por meio do navegador de internet do computador e de celulares.

Lançamento Recicla RS
Quando: 06 de novembro, às 10h30, no canal do Youtube do Mestrado profissional saúde Materno Infantil.

Texto: Gianmarco de Vargas/Acadêmico Jornalismo
Edição e artes: Assecom