UFN Digital completa 2 anos em atividade neste semestre Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
11/05/2021

Com o foco na produção de materiais didáticos, destinados à oferta de cursos na modalidade de Ensino a Distância (EaD), a UFN Digital completa 2 anos neste primeiro semestre de 2021. Devido às regras de distanciamento social condicionadas pela pandemia em 2019, a plataforma integrada à Universidade Franciscana (UFN) passou a utilizar diferentes estratégias para trabalhar com os cursos de Graduação EaD, Especialização Lato Sensu e Extensão.

A UFN Digital opera com inúmeros serviços transversais que abrangem diferentes setores da instituição, a fim de explorar trabalhos com planejamento, produção e oferta dos cursos a distância. Ela é formada por uma equipe multidisciplinar composta por um orientador pedagógico, revisor de linguagem, designer, editor de videoaulas e audioaulas, programador, coordenação de produção, coordenador de tecnologia educacional, auditoria de materiais, gerente de projetos e coordenação geral de EaD, além da secretaria. E uma equipe de apoio encarregada da coordenação e tutoria das graduações a distância.

Em 2020, atividades administrativo-acadêmicas foram desenvolvidas com a finalidade de manter a criação interna de materiais. “Os diversos setores da EaD funcionam como uma engrenagem. Por isso, é muito importante um trabalho em sintonia feito de forma especializada e focado nos objetivos de cada setor”, destaca a professora e coordenadora geral do EaD, Taize Machado Lopes.

No decorrer do ano passado foi estabelecida uma relação entre o volume de materiais produzidos e de profissionais necessários para compor o grupo multidisciplinar. Dessa forma, no final do ano, as Graduações (3.360h), Pós-Graduações (1.005h) e Extensões (360h) foram divididas em disciplinas, textos e livros didáticos, conteúdos em áudio, videoaulas, provas e objetos de aprendizagem, entre outras áreas.

Através de cada procedimento adotado pela equipe, manteve-se um controle do fluxo produtivo e, para a implementação de estratégias, o sistema de Controle de Produção da Educação Virtual (CPED) foi formulado para disponibilizar indicadores de ‘Calendário’ e ‘Produção’, responsáveis pelos registros das datas do cronograma acadêmico EaD. Ao longo do processo, entre os projetos pré-definidos para o 2º semestre de 2020, optou-se pela iniciativa da reutilização de materiais didáticos idealizados no UFN Digital. Como desfecho dos trabalhos, cerca de 132 produtos foram reutilizados em um total de 2.348. Estes, destinados para oferta dos cursos a distância, permanecem sob encargo da Pró-Reitoria Acadêmica (PROAC).

Além disso, foram ofertados 38 cursos de extensão EaD com um total de 505 matrículas. Nas Especializações EaD foram efetivadas 73 matrículas em quatro cursos Lato Sensu nas áreas de Ensino de Humanidades, Ensino de Biotecnologia, Ensino de Estatística e Ensino de Nanociências e Nanotecnologia. Ao total, foram matriculados 683 estudantes abrangendo Extensão, Graduação e Lato Sensu EaD.

Como parte do sistema de aulas e para amplificar a acessibilidade das estratégias diante dos alunos, foi adotado o atendimento por tutoria. O processo consiste no atendimento particular online, onde professores realizam a mediação pedagógica das disciplinas a distância, enquanto os tutores auxiliam os docentes no acompanhamento da turma. Ao longo deste período, foram computados 1.228 e 753 atendimentos nas áreas de Gestão e Negócios e de Licenciatura.

“A UFN Digital foi desafiada a apresentar um planejamento para a continuidade das aulas no formato remoto. Nesse contexto, a equipe analisou as possibilidades de manutenção das aulas em meios digitais com os recursos tecnológicos disponíveis na UFN”, comentou a professora Taize. O procedimento foi adotado a partir de 19 de março de 2020, quando houve transição para o modo remoto. Neste percurso, deu-se seguimento à utilização do Moodle como plataforma virtual (manutenção de aulas síncronas por meio de recursos de videoconferência), assim como a disponibilização de tutorias para professores e estudantes. O que possibilitou que estratégias como esta auxiliassem na adaptação de aulas online para os cursos presenciais.

Segundo a docente, esta fase gerou uma série de superações em razão do trabalho em equipe, já que as características empregadas previamente nos cursos EaD ajudaram na maneira de lidar com a aplicação dos moldes remotos. Entre junho e julho de 2020, a UFN Digital publicou uma oferta de capacitação docente com embasamento nas demandas levantadas pelos professores. A elaboração desta alternativa transcorreu entre 20 de julho e 23 de agosto, período em que a UFN Digital respondeu aproximadamente 90 mensagens nos fóruns de dúvidas.

No total, foram 213 docentes inscritos, além de 43 tutorias disponibilizadas sobre uso do AVA Moodle e Microsoft Teams. Os dados de acesso ao Moodle, durante o ano passado, mostram cerca de 1.682 visitas diárias, correspondendo a 615.687 acessos no ano. Mesmo em meio a todas técnicas exercidas em meio ao período pandêmico, a UFN Digital possibilitou uma rápida transição entre os períodos de aulas presenciais e remotas, com atendimentos via e-mail, telefone ou presenciais, a fim de seguir os protocolos de prevenção à Covid-19.

Para 2021, seguem ofertados os cursos disponibilizados na página do EaD.

Texto: Gianmarco de Vargas / Estagiário de Jornalismo
Foto: Banco de Imagens/Assessoria de Comunicação UFN