UFN defende construção pública de UTIs Adulta e Neonatal na Casa de Saúde Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
16/12/2019

A reitora da Universidade Franciscana, Iraní Rupolo, participou nesta segunda-feira, 16, da reunião do Fórum das Entidades Empresariais de Santa Maria, realizada no Hospital Casa de Saúde, Bairro Perpétuo Socorro. O tema central do debate foi o comprometimento de empresários, poder público e sociedade civil para construção das UTIs Adulto e Neo-natal no Hospital. O projeto de construção das unidades, que está pronto há 10 anos, é tido como um ato primordial, visando o aprimoramento da saúde pública da cidade.

“Desde que a gestão franciscana assumiu o Hospital em 2010, reformamos os espaços, qualificamos os profissionais e ampliamos as especialidades de atendimento. Hoje a UFN apoia com a ajuda de centenas de estudantes da saúde, mais os residentes de enfermagem e medicina que realizam internato no local. Já investimos milhões de forma privada, no Hospital que é público. Cabe agora ao município indicar como prioridade a construção das UTIs, visando salvar vidas de adultos e bebês que necessitam de alta complexidade”, enfatizou Rupolo, salientando o risco do deslocamento até o Hospital Universitário, sendo o único destino dos pacientes SUS que necessitam de UTI.

No Hospital Casa de Saúde nascem em média 130 crianças por mês. Todo o suporte para o bebê e sua mãe é dado à família. Os profissionais do Mestrado em Saúde Materno Infantil da UFN prestam também suporte na maternidade. Mas, caso ocorra alguma intercorrência, os pacientes são levados em ambulância ao HUSM.

“Nesse momento sabemos que cada minuto é importante para o paciente. Realizamos um ótimo trabalho, referência em parto humanizado. Mas cada nascimento é um caso. O SUS é algo excelente, no papel. Mas precisamos integrar nossos serviços. Na Casa de Saúde podemos salvar mais crianças, idosos com câncer e pacientes em estado grave, que hoje vão para o HUSM porque a saúde do município não está de fato integrada”, enfatizou a Reitora.

O prefeito Jorge Pozzobom esteve presente na reunião, e ressaltou os esforços para manutenção do Hospital. Mesmo ainda sem saber como viabilizar a verba para a construção das UTIs, o líder ressaltou a prioridade da pauta, salientando que irá a Brasília tratar do tema.

“O dinheiro pode vir de emenda parlamentar, contrapartida de iniciativa privada ou por composição de ações com o Executivo. Eu, pessoalmente, vou falar com o Ministro para resolver este problema”, enfatizou o prefeito Pozzobom, ao salientar que a Prefeitura vai lançar nos próximos meses uma campanha para arrecadação de recursos para a revitalização da Casa de Saúde, que é um hospital centenário. 

Estima-se que para que sejam construídas as UTIs são necessários R$ 7 milhões, sendo dois para instrumentalização dos ambientes. A presidente do legislativo, Cida Brizola, manifestou total apoio ao projeto.

“Como médica eu sei que o HUSM não dá conta. Esse plano é emergencial para qualidade de vida da população que não tem plano de saúde. Como representante política, coloco o legislativo para debate e encaminhamento, visto que é uma oportunidade de o parlamentar deixar algo positivo para cidade”, enfatizou Cida. 


Criação da UTI no Hospital de Casa de Saúde 

Diante do cenário de proposições criado pela UFN, a reitora da Universidade, Iraní Rupolo, pediu para que todos representantes se unissem pela construção de uma Unidade de Terapia Intensiva (adulto e infantil) no Hospital Casa de Saúde. Segundo ela, a saúde pública municipal precisa ser integrada, evitando a sobrecarga de atendimentos no Hospital Universitário de SM e nos Prontos-atendimentos. 

Como encaminhamento da reunião, o presidente do Fórum das Entidades Empresariais, Souvenir Machado, assumiu a disposição de lutar pelas UTIs, deixando claro que esta já é uma pauta do grupo. “Assim como nós lutamos pela duplicação da Faixa Velha, pelo Hospital Regional, por exemplo, a UTI no Centro da cidade vai ser nossa bandeira. Precisamos de uma rede integrada de saúde que atenda a baixa, média e alta complexidade de forma urgente e gratuita para população”, enfatizou Souvenir. 


Gestão Franciscana qualificou forma exponencial a Casa de Saúde 

A Associação Franciscana de Assistência à Saúde, Sefas, assumiu a gestão do Hospital Casa de Saúde em 2010. Na época, havia 34 pacientes internados. Hoje, mais de 800 pessoas são atendidas por dia na Casa, em diferentes unidades e em múltiplas especialidades. A diretora da entidade, Ubaldina Souza e Silva apresenta que foram amplas reformas no hospital pela Sefas, desde a criação de novas unidades, passando pela ampliação do número de leitos, até a reforma do centro obstétrico e da maternidade, consolidando a vocação do hospital diante dos aspectos de precepção com os recém-nascidos. 

“Somos uma instituição que tem o carisma franciscano de ajudar os mais necessitados, e seria bem importante ter uma UTI na Casa de Saúde. Se houver o interesse do Estado e Ministério da Saúde, estamos à disposição” afirmou a diretora da Casa de Saúde, irmã Ubaldina Souza e Silva, contextualizando que o projeto para criação da UTI adulta e Neonatal existem desde 2010, mas até o momento não houve uma somatória de forças que indicassem essa demanda com de alta prioridade para Santa Maria e região. 

Hoje na Casa de Saúde são realizados 25 mil procedimentos ambulatoriais por mês, incluindo 5 mil exames e 4 mil consultas especializadas, além das cirurgias, e 400 internações por mês. Todos os atendimentos são 100% gratuitos, via Sistema Único de Saúde – SUS.

O Hospital Casa de Saúde 

Possui ambulatórios nas seguintes áreas: cirurgias em Traumatologia, Ginecologia e Obstetrícia, Otorrinolaringologia, Vascular, Cirurgia Geral, Buco-maxilo-facial, Pediatria, Urologia, Saúde Mental, Endocrinologia, Reumatologia, Cardiologia, Anestesia, Pneumologia e Fisioterapia. Realiza exames de raio x simples, mamografia, tomografia, ultrassonografia, espirometria, exames em otorrinolaringologia e fonoaudiologia e ainda há terceirizado o serviço laboratorial de análises clínicas. 

Estrutura: os 112 leitos do hospital estão divididos nas seguintes unidades: 
• Unidade Santa Inês (internação clínica) 
• Unidade Santa Isabel (maternidade) 
• Unidade Pequeno Príncipe (pediatria) 
• Unidade São José (cirurgia) 
• Unidade Santa Clara (retaguarda) 
• Unidade Madre Madalena (saúde mental). 



Texto: Carlos Spall / Jornalista UFN
Imagens: Mark Braunstein / Fotógrafo UFN


divulgar@ufn.edu.br | 3220 1200 - Ramal 1296
Acesse - Comunicação