UFN condecora Profª Me. Norma Martini Moesch com título Doutor Honoris Causa Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
29/03/2019

A Universidade Franciscana condecorou a Profa. Me. Norma Martini Moesch com o título de Doutor Honoris Causa. O evento ocorreu na noite desta terça-feira, dia 02 de abril, no Salão de Atos do Conjunto I da UFN.

O contato entre Norma Martini Moesch e o então Centro Universitário Franciscano se deu em 1999, quando ela foi escolhida para colaborar com a IES na criação do já extinto curso de Turismo, em Santa Maria.

Na trajetória de 15 anos, o curso formou 270 turismólogos, prospectando uma rede de investigadores que consagraram, pela primeira vez, os inventários turísticos dos municípios da Região Central do Rio Grande do Sul.

Conforme a homenageada, entre todas as atividades dedicadas à promoção do turismo, o título representa a função de ensinar, expressada pelo exercício da docência, o qual foi a atividade profissional que sempre norteou os seus trabalhos, até mesmo atuando na gestão de projetos.“Como sempre digo, a docência é um espaço para pessoas que acreditam que é possível assumir o papel de ser transformador, que busca mudar o mundo de hoje em um mundo melhor. É preciso gostar de pessoas, gostar e respeitar o saber, além de ter muita vontade de desvendar o difícil, o obscuro, o pouco claro. Mas, acima de tudo, o magistério é um caso de amor. Ensinar é transbordar. E eu me sinto muito honrada por esse momento que a Universidade Franciscana está me proporcionando”, acredita a Profa. Me. Norma Martini Moesch.

A Reitora da UFN, Irmã Iraní Rupolo, destacou que esse é o terceiro título de Doutor Honoris Causa concedido pela Instituição, sendo Norma a primeira a recebê-lo pela Universidade Franciscana.
"É uma forma de reconhecermos o saber de Norma, aliado ao seu conhecimento profissional. Foram cerca de 3 centenas de bacharéis formados pela nossa IES e a agora Doutora Honoris Causa tem grande parte nesse número. A vida e trajetória profissional de Norma engrandece a UFN", afirmou a Reitora.


“Quando a conheci, no ano de 2000, no Curso de Turismo da então Unifra, encontrei uma coordenadora inspirada e inspiradora do Turismo, com uma proposta de vida pessoal e profissional fundamentada nos princípios de humanismo, espiritualidade e muita bagagem de conhecimento científico para o fazer, pensar e cuidar o Turismo. A professora Norma é uma protagonista que lança luzes em caminhos que podem ser seguidos por professores, turismólogos e pela comunidade que convive com o Turismo”, ressaltou a atual coordenadora do Curso de Mestrado em Humanidades e Linguagens – Mehl da UFN, professora Elsbeth Léia Spode Becker.

Também presidente do Colegiado do Mehl, Elsbeth afirmou que o título de Doutor Honoris Causa se justifica em reconhecimento à trajetória de vida acadêmica e profissional da Profa. Me. Norma Martini Moesch, pelo notório serviço à Educação Superior na formação de bacharéis em Turismo e pela sua relação efetiva no desenvolvimento regional no Estado.


Laíse Chaves, egressa do curso de Turismo da UFN, foi aluna de Norma e trabalhou por 5 anos com ela na Secretaria de Turismo de Santa Maria, o que, segundo a turismóloga, lhe rendeu uma experiência profissional incrível, além da amizade. 

“Norma é uma pessoa que tem uma história profissional incrível. Qualquer grande projeto de turismo ou destino turístico no Brasil teve a mão dela, de forma direta ou indireta. Participou ativamente da construção das políticas públicas de Turismo em nível nacional e estadual”, destacou. 

Laíse também comentou sobre a criação do curso de Turismo, pelo qual foram pioneiros, pois era um curso de grandes capitais e não interior do estado. De acordo com ela, com o curso foi possível colocar o Turismo em pauta nas discussões de toda região Central.

“Mais do que formar pensadores de Turismo, o curso formou seres humanos melhores, capazes de ver além de um cenário turístico, ver as pessoas que compõem o sistema turístico de uma localidade. Norma é uma professora nata, está sempre ensinando. Sem dúvidas essa homenagem é mais do que merecida, pelos feitos que ela teve na vida de tantas pessoas. Isso é um mérito do Turismo, que enquanto ciência, tem a capacidade de mudar vidas”, finalizou.

Honoris Causa é uma expressão em latim utilizada como um título honorífico, que significa literalmente “por causa de honra”. A honraria é concedida a personalidades científicas que tenham contribuído para o progresso das ciências, letras, artes ou esporte, e aos que tenham beneficiado o meio acadêmico e o país como um todo, entre outras contribuições. 


Norma Martini Moesch

Nascida em 30 de julho de 1936, no distrito de São Rocco de Castro, interior do município de Garibaldi, no Rio Grande do Sul, Norma é mãe de Telmo, Marutschka, Alessandra e Ricardo, e iniciou sua caminhada no Turismo muito cedo.

A herança familiar lhe legou, desde muito jovem, a experiência na hotelaria e em restauração, já que em Garibaldi, a família Martini oferecia alimentação e hospedagem aos produtores que transportavam as produções das colônias.

Entre os anos de 1970 e 1972, Norma cursou Língua e Cultura Espanhola no Instituto de Cultura Espanhola da PUC.

Em 1971, encontrou o curso de Turismo na Faculdade dos Meios de Comunicação Social, a Famecos, também na PUC. Naquele curso se deparou com um mundo de possibilidades de aproximação ao campo do conhecimento e à alma humana em permanente migração por tempos e espaços. Segundo ela, a PUC a moldou como ser humano, como mulher capaz de desenhar seu próprio destino, da mesma forma que ela, mais tarde, iria moldar o turismo no Rio Grande do Sul e no Brasil.

Sua formatura foi em 1974 e em 1979 iniciou o Curso de Especialização de Administração em Turismo na mesma instituição. O Mestrado em Comunicação Social, também na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, iniciou-se em 1995 e teve banca em 1997.

A gestão pública foi uma área em que Norma Martini Moesch brilhou em diferentes esferas e momentos. No âmbito Federal, atuou como avaliadora de cursos pelo Ministério de Educação, e Consultora Externa do Ministério do Turismo, no Programa de Regionalização do Turismo, Inventário da Oferta Turística da Região Central e Seminário Internacional de Turismo de Fronteira.

Na esfera Estadual, atuou em duas oportunidades: a primeira experiência na gestão pública foi em 1974, na Secretaria Estadual de Turismo, atuando como coordenadora da Comissão Intersetorial de Turismo, e a segunda participação, de 1981 a 1983, como subsecretária e diretora de Turismo da agora denominada Secretaria Estadual da Cultura, Desporto e Turismo, onde o zoneamento turístico do Rio Grande do Sul passou a ser chancelado por uma política pública de desenvolvimento do Turismo. 

Já em domínio Municipal, Norma atuou em duas oportunidades no primeiro escalão: a primeira, em 1978, na Prefeitura de Porto Alegre, como diretora da Empresa Porto-alegrense de Turismo (EPATUR), onde permaneceu até 1983, e a segunda, entre 2009 e 2016, como secretária de Turismo de Santa Maria. 

Entre os feitos de sua gestão estão: 
- A implantação do Plano Municipal de Turismo de Santa Maria com o chancelamento da política pública de Turismo, por meio da Conferência Municipal De Turismo;
- Programa Municipal de Turismo Rural, com diversos projetos, entre os destaques: Projeto Eventos Gastronômicos Distritais com a realização de 18 eventos nos distritos rurais. Este programa culminou com a realização do Pátio Rural, que já está em sua 19ª edição e que ainda é realizado no município;
- Ônibus turístico com passeios aos finais de semana pelos principais atrativos locais;
- Captação para Santa Maria do 3º Fórum Nacional das Cidades Históricas e Turísticas em 2012;
- Projeto Santos Caminhos da Fé, incluindo nove municípios do RS com nomes de Santos;
- Roteiro autoguiado Arte e Religiosidade incluindo os principais centros religiosos de Santa Maria;
- Roteiro Fósseis do Triássico, apresentado ao mercado durante a Copa do Mundo de 2014;
- Criação da Mostra de Turismo da Região Central e a participação no Festival de Turismo de Gramado e Salão Nacional do Turismo;
- Projetos de capacitação do Turismo Receptivo de Santa Maria;
- Natal do Coração, destacando a implantação do projeto de ornamentação da cidade; 


Mas, a sala de aula sempre foi o lugar preferido de Norma, onde ela atuou com honra e maestria por mais de quatro décadas. 

Em 1975, recém-formada, ministrou a disciplina de Turismo no Colégio Anchieta de Porto Alegre, onde permaneceu até 1983. Em 1978, retornou à Pontifícia Universidade Católica do RS, como docente no Curso de Turismo, onde permaneceu por quase 25 anos. 

Entre 1988 e 1999, assumiu a chefia do Departamento de Turismo. Neste período também se destaca a concepção do Projeto Rota Romântica, que ultrapassou o campus universitário, tornando-se um dos produtos mais importantes na oferta turística brasileira. 

Norma foi coordenadora do Curso de Turismo da Universidade de Caxias do Sul, em Canela, entre 1998 e 2007. Nessa atividade, em ação conjunta com o Professor Dr. Mário Beni, levou à Reitoria da UCS o pleito pela instalação do Programa de Pós-Graduação em Turismo, que se concretizou em 2001

A entrada no então Centro Universitário Franciscano, deu-se em 1999. A aproximação com a instituição se iniciou no gabinete do Reitor da PUCRS, onde estava a irmã Irani Rúpolo, buscando colaboração para criação do Curso de Turismo em Santa Maria. Para esse fim, o Reitor indicou a Professora Norma. Ela seguiu no curso durante 15 anos.


E, em 2019, recebe o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Franciscana em homenagem e distinção acadêmica e científica, aliada à cultura, o que resultou em importante contribuição para o desenvolvimento do Turismo e da sociedade.


Veja abaixo algumas fotos da cerimônia de concessão de título Doutor Honoris Causa à Profa. Me. Norma Martini Moesch:

Neste percurso de sucesso, são muitas as premiações como reconhecimento a sua pessoa e a sua atuação em prol do Turismo. Em 1982 recebeu a Medalha do Mérito Canelense, da Prefeitura Municipal de Canela. Em 1992, foi agraciada com o Troféu Caravela, pela Associação Brasileira de Agências de Viagens do RS e pelo Sindicato das Empresas de Turismo. Em 2003, recebeu o título de Cidadã Emérita de Garibaldi. Em 2012, recebeu o Troféu Silvia Zorzanello, como ‘pessoa amiga’ do Festival de Turismo de Gramado.



Texto: Carolina Teixeira / Jornalismo 
Imagens: Mark Braustein / Fotógrafo   divulgação / arquivo pessoal 
*com informações da Coordenadoria de Relacionamento da UFN


divulgar@ufn.edu.br | 3220 1200 - Ramal 1296
Acesse - Comunicação