UFN concede título de Doutor Honoris Causa ao Prof. Dr. Andreas Büscher Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
06/05/2019

A Universidade Franciscana condecorou o Professor Doutor Andreas Büscher, da Hochschule Osnabrück, da Alemanha, com o título de Doutor Honoris Causa da IES.

O professor é formado em Ciências da Enfermagem e atua como Diretor Científico da Rede Alemã para o Desenvolvimento da Qualidade na Enfermagem, sendo responsável por importante trabalho de cooperação acadêmica entre a Universidade Franciscana e a Hochschule Osnabrück, em favor do avanço da ciência e da divulgação da cultura.

"Estou muito honrado de receber esse título da Universidade Franciscana e posso dizer para vocês que me sinto uma pessoa realizada em âmbito profissional, pessoal e familiar, por reconhecer o privilégio de poder atuar profissionalmente em espaços que me conferem autonomia, satisfação e valorização profissional e institucional", declarou o homenageado.

Em seus esforços para qualificar a Ciência de Enfermagem alemã, um olhar sempre esteve voltado para o exterior, por meio das dezenas de contatos internacionais com colegas da Suíça, Áustria, Holanda, Inglaterra, Finlândia, Brasil e outros.

De acordo com a professora do Curso de Enfermagem da UFN,  Dirce Stein Backes, que trabalha com Andreas durante os processos de intercâmbios de conhecimento entre universidades, o professor busca tornar e fazer com que o cuidado em Enfermagem seja reconhecido como um fenômeno global.

"Como professor, inspira pela sua conduta e valores éticos e humanos. Como pesquisador, um investigador curioso com respostas complexas. Como enfermeiro, um profissional de visão ampliada e global. Como líder político, um questionador incansável por melhorias. Como empreendedor, um visionário onde qualquer ideia se criar e se transforma. E na convivência com as diferentes pessoas, um ser humano capaz de acolher, compreender, orientar e desafiar muito, é claro", descreveu Dirce.

A Reitora da Universidade Franciscana, Profa. Iraní Rupolo explicou que a concessão do Título Doutor Honoris Causa destaca o mérito do homenageado, pela qualidade dos seus objetivos, determinação de planejamento e métodos de ensino na pesquisa para formação de profissionais enfermeiros, incremento de políticas públicas e de planos de saúde.

Além disso, a Reitora afirmou que Andreas também merece reconhecimento pela cooperação acadêmica, que abriu portas para o encurtamento das distâncias entre a Universidade Franciscana e universidades da Alemanha.

A solenidade de concessão do Título Doutor Honoris Causa ocorreu na sexta-feira, dia 03 de maio, no Conjunto I da UFN. A cerimônia também foi transmitida ao vivo pelo Canal do Youtube da UFN TV.

Confira o vídeo completo abaixo:

Andreas Büscher

Andreas Büscher nasceu aos 08 dias do mês de novembro de 1967, na cidade de Melle, na Alemanha (Niedersachsen, Landkreis Osnabrück/Alemanha).

Filho primogênito do economista Wilhelm Büscher e de Gisela Büscher, Andreas aprendeu desde muito cedo as economias domésticas e, na companhia de sua única irmã Christiane Falke, a desvelar os segredos do sucesso profissional.

Ao longo da infância tranquila e feliz, desenvolveu gosto pelo futebol, um hobby que o acompanha até hoje. Aos 17 anos perdeu o pai e teve uma adolescência marcada pelo engajamento em atividades na Igreja, como grupos de jovens e grupos de trabalho.

Em 1999, Andreas se graduou no Curso de Enfermagem na Hochschule Osnabrück e, após anos de atuação em uma Unidade de Terapia Intensiva, realizou o Doutorado em Ciênicas da Saúde, na University of Tampere, na Finlândia, concluindo-o no ano de 2007.

Quanto às atividades acadêmicas, o Enfermeiro atuou como professor na Universität Bielefeld entre os anos de 2006 e 2011. No ano seguinte, em 2012, Andreas se tornou líder científico da Rede Alemã de Qualidade do Cuidado de Enfermagem – Seutschen Netzwerks für Qualitätsentwicklung in der Pflege (DNQP). Nesta mesma época, ele foi professor visitante no Departamento de Enfermagem na Universität Witten/Herdecke, Alemanha.

Desde 2016, é professor visitante na Faculty of Health and Wellbeing der Canterbury Christchurch University.

O Professor Doutor Andreas Büscher pesquisa e atua nas áreas de desenvolvimento da qualidade do cuidado, enfermagem em saúde da comunidade, políticas de saúde e enfermagem, iniquidades sociais, entre outras.

Na Alemanha, ele desempenhou um papel fundamental na concepção e institucionalização de uma nova compreensão do cuidado às pessoas com necessidades especiais, cuja proposta foi reconhecida e legalizada pelo Ministério da Saúde no ano de 2017. Assim, o docente abriu caminho para o cuidado profissional voltado às necessidades reais das pessoas e, portanto, um cuidado baseado em evidências científicas.

Na Universidade de Ciências Aplicadas de Osnabrück, como diretor científico do DNQP, Andreas contribui intensivamente com o desenvolvimento de padrões internacionais de qualidade do cuidado. Nesse processo, vem assessorando as instituições e serviços de saúde, no sentido de qualificá-las para o desenvolvimento e a mensuração da qualidade de Enfermagem.

Texto: Carolina Teixeira / Jornalista Assecom*
Imagem: Mark Braunstein / Fotógrafo Assecom

*com apoio do curso de Enfermagem/UFN