UFN começa ofertar serviço de diagnóstico de doenças virais Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
30/03/2020

A Universidade Franciscana, por meio do Laboratório de Diagnóstico Molecular, começou a oferecer o serviço de diagnóstico de doenças virais como Influenza H1n1, e Influenza H3N2, entre outros.

O objetivo é atender diretamente a Unidade de Pronto Atendimento, UPA de Santa Maria, e aos pacientes que internam no Hospital Casa de Saúde. Conforme o professor do Curso de Biomedicina da UFN, Huander Andreolla, a iniciativa visa otimizar a triagem dos pacientes que podem estar com Covid-19.

“Isto facilita o atendimento, visto que a identificação, isolamento e tratamento para os doentes virais é a meta da saúde pública. No momento que se descarta as demais gripes, também poderemos focar no Coronavírus”, explicou.
Ainda conforme o docente, a iniciativa de controle de infecção, manejo e tratamento dos pacientes é inovadora, para Santa Maria e região.

“Estes diagnósticos fazem parte do uso da tecnologia para o cuidado, em que testes gripais vão demoram 48h apenas para ficarem prontos. Isso otimiza o atendimento em rede, sobretudo nesse período de inverno”, explica Huander, dando ênfase que este trabalho continuará sendo feito, mesmo depois da pandemia.


Esta atividade faz parte dos estágios curriculares do Curso de Biomedicina e do Mestrado em Ciências da Saúde e da Vida, além de ser campo de Residentes médicos de infectologia e neurologia.

A expectativa que nos próximos dias o teste de Covid-19 pode ser realizado também no laboratório.

Mais informações: biomedicina@ufn.edu.br.
huander.andreolla@ufn.edu.br


divulgar@ufn.edu.br | 3220 1200 - Ramal 1296
Acesse - Comunicação