UFN começa a realizar os testes de Covid-19 Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
12/05/2020

Mais informações: biomedicina@ufn.edu.br.
huander.andreolla@ufn.edu.br










Texto: Carlos Spall - Assecom
Foto: Carolina Teixeira - Assecom 

Os profissionais e estudantes que atuam no Laboratório de Diagnóstico Molecular da Universidade Franciscana começaram a realizar o teste para detectar a Covid-19, nesta segunda-feira, 11 de maio. Ainda durante o mês de abril, o serviço de diagnóstico de doenças virais como Influenza H1n1, e Influenza H3N2 já estava sendo realizado. O objetivo é atender diretamente a Unidade de Pronto Atendimento, UPA de Santa Maria, aos pacientes que internam no Hospital Casa de Saúde e no Hospital Regional de Santa Maria. 

Estão envolvidos nesse processo de testagem, aproximadamente 10 pessoas ligadas ao Curso de Biomedicina da UFN, entre professores, estagiários e residentes. Os resultados dos exames não são divulgados ao público em geral, mas estão conectados a central de monitoramento da Secretaria Estadual de Saúde, integrando a rede nacional de combate ao Coronavírus.

“É grande a nossa satisfação em utilizar a ciência para atender uma demanda social, até porque demos uma resposta rápida, amparada no conhecimento e pesquisa. Vamos seguir testando, gripes comuns, Influenza e Covid, porque nosso objetivo é sempre o esclarecimento, o diagnóstico, para que o paciente possa ser tratado rápido e da melhor forma”, enfatizou o professor de Biomedicina da UFN, Huander Andreolla. 

O trabalho foi deliberada pelo Ministério Público, com objetivo de ampliar o número de testes de PCR para Coronavírus, podendo assumir a demanda regional, com aprovação do Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul – Lacen. São estimados que seja possível a realização de 70 testes por dia de PCR para Coronavírus. 

Vale destacar: não estão sendo realizados testes presenciais para o Coronavírus na Universidade Franciscana. Além disso, também não há integrantes da UFN realizando visitas nas residências para realização do referido teste.


divulgar@ufn.edu.br | 3220 1200 - Ramal 1296
Acesse - Comunicação