UFN busca apoio para manutenção dos testes pra Covid Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
09/10/2020

A Universidade Franciscana, por meio do Coordenador do Laboratório de Diagnóstico Molecular, Profº Huander Felipe Andreolla, promoveu um encontro com entidades públicas a respeito dos exames de PCR para Covid-19. O grupo se aproxima do término do fornecimento de insumos provenientes de recursos do Ministérios Público do Trabalho para a realização de testes moleculares para o Corona vírus, por isso o encontro com as autoridades.

Na oportunidade da reunião, foi exposto o “Raio X” das atividades até então desenvolvidas, além da solicitação de kits para extração automatizada, insumos plásticos (ponteiros, tubos, placas e filmes adesivos), ampliação do horário de funcionamento e bolsas de apoio técnico aos acadêmicos.

O Profº Huander apresentou um diagnóstico molecular da Covid-19 na UPA 24h e Hospital Regional de Santa Maria, relatando as atualizações e as perspectivas futuras em nível de exames. A grande preocupação diante disso, é o número de casos positivados que ainda cresce, cerca de 709 pacientes positivados da UPA - aumento foi de 30% - no último mês.

“A reunião serviu como retorno do trabalho que está sendo realizado na instituição, transparecendo o papel dos acadêmicos. Os resultados gerados pela reunião foram positivos e imediatos, o município se mostrou acessível e disposto a auxiliar a instituição visando um bem maior nessa luta e trabalhando na identificação do vírus”, esclareceu Andreolla.

A Diretora do Hospital Casa de Saúde, Liliane Alves Pereira, acredita que qualquer recurso arrecadado deve ser visto como um investimento, tendo em vista que a realização dos testes possibilita a formação de um ambiente com mais clareza diante da situação. O laboratório já analisou mais de 3400 testes desde maio. 

Texto e fotos
Emanuely Guterres / Estagiária Jornalismo
Vídeo: UFN TV



Foram convidados a Reitora Irani Rupolo, a Diretora do Hospital Casa de Saúde de Santa Maria, Liliane Alves Pereira, o Secretário de Saúde de SM, Guilherme Ribas, o Superintendente Administrativo Financeiro da Secretaria de Saúde, Christian Lacorte e Marcos Lobato, Médico da Vigilância Epidemiológica do município.

Também estavam presentes no encontro a Enfermeira de Controle de Infecção do Hospital Regional de Santa Maria, a Coordenadora da 4ºCRS e a responsável pelo Laboratório Central de Saúde Pública do RS (Lacen). 
A instituição começou a realizar o teste para detectar o vírus, no início de maio. O laboratório tem como objetivo atender diretamente a UPA de Santa Maria, os pacientes internados no Hospital Regional de Santa Maria e no Hospital Casa de Saúde. 

Atualmente, são dez integrantes ligados ao curso de Biomedicina da UFN. No laboratório atuam dois biomédicos, um residente, seis estagiários e o profº Huander. 
A liberação do trabalho foi dada pelo Ministério Público, com o intuito de ampliar o número de testes, auxiliando na demanda regional. 


divulgar@ufn.edu.br | 3220 1200 - Ramal 1296
Acesse - Comunicação