UFN apoia o SUS no Plano Nacional de Imunização contra Covid-19 Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
19/01/2021

A Universidade Franciscana, que integra o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), é uma das instituições de ensino que apoiam o Sistema Único de Saúde – SUS, no Plano Nacional de Imunização – PNI contra a Covid-19.

A UFN colocou a disposição o seu espaço físico para que seja utilizado para vacinação da população, conforme as fases indicadas pela 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (4ª CRS). Ainda, estagiários do último ano do curso de Enfermagem e residentes da universidade já se voluntariaram para a campanha. Eles atuarão tanto na aplicação da vacina, quanto na parte burocrática da campanha de vacinação em Santa Maria.

Quem representa a Universidade Franciscana no Núcleo de Educação Permanente em Saúde de Santa Maria, dando todo suporte à campanha de vacinação na cidade, são as docentes Carla Lizandra de Lima Ferreira e Juliana Colomé, ambas da Enfermagem.

De acordo com a coordenadora do curso de graduação, profa. Carla Lizandra de Lima Ferreira, os estudantes e residentes voluntários estarão recebendo treinamento específico para suas atuações, conforme a demanda do município.

“Estamos muito orgulhosos de participar desse momento importante para todos. A UFN é um local central, temos acessibilidade para atender todo tipo de público, com espaço aberto que permite a segurança de todos os que serão vacinados e, também, dos profissionais de saúde que farão parte dessa campanha de vacinação”, confirmou a docente.

A expectativa é que os municípios que integram a região da 4ª CRS recebam 8.400 mil doses da CoronaVac, que serão usadas nesta primeira etapa da vacinação, que deve iniciar ainda nesta semana, com prioridade para trabalhadores da área da saúde atuantes na linha de frente.

Veja as fases de vacinação:

•  Primeira fase: trabalhadores da área da saúde; pessoas de 60 anos ou mais institucionalizadas; população idosa a partir dos 75 anos; indígenas; e comunidades tradicionais ribeirinhas e quilombolas.
  • Segunda fase: população idosa em geral, de 60 a 74 anos.
  • Terceira fase: população em situação de rua; pessoas com comorbidades (diabetes, hipertensão arterial grave, doenças pulmonares, renais e cardiovasculares, transplantados, com câncer ou obesidade grau III); trabalhadores da educação; pessoas com deficiência permanente severa; membros das forças de segurança e salvamento; funcionários do sistema de privação de liberdade; trabalhadores do transporte coletivo; transportadores rodoviários de carga; e população carcerária.

Apoio do segmento da Educação Superior ao Programa Nacional de Imunização:

O Ministério da Saúde ganha fortes aliados na campanha de vacinação contra a Covid-19. O Programa Nacional de Imunização (PNI), terá o apoio do segmento da Educação Superior em todo o país. Universidades federais, comunitárias, particulares, estaduais e municipais se uniram e colocaram as estruturas dos campi à disposição do Governo Federal com a finalidade de ampliar a atuação dos profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) na vacinação da população. Essa iniciativa que prevê inclusive cessão de parte de suas estruturas físicas, equipamentos e, em alguns casos, até recursos humanos, visa dar maior potência ao SUS na tarefa de imunizar o maior número de pessoas em menor tempo possível.

“Nós temos uma rede de hospitais universitários, de ensino, filantrópicos e particulares, com profissionais habilitados aos processos pedagógicos das variadas campanhas de imunização nacional e que podem ampliar o potencial de atendimento disponível no SUS”, disse o presidente do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (Crub), Waldemiro Gremski, em ofício enviado ao Ministro da Saúde, ao Ministro da Educação, ao presidente do Conselho Nacional de Saúde, ao Presidente do Fórum de Secretários Estaduais de Saúde e ao presidente do Fórum de Secretários Municipais de Saúde. “Algumas instituições educacionais já possuem projetos, em parceria com gestores de saúde municipais, estaduais e do Distrito Federal, junto às Unidades Básicas de Saúde – UBS, diz outro trecho do ofício.

Esta iniciativa é uma articulação do Fórum de Presidentes do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (Crub), que é formado por diversas associações, como a Associação Brasileira de Instituições Educacionais Evangélicas (Abiee), Associação Brasileira das Instituições Comunitárias de Educação Superior (Abruc), Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (Anec), Associação Nacional das Universidades Particulares (Anup), Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), e Fórum Nacional de Faculdades Comunitárias (Forcom).

Até o momento, mais de uma centena de instituições de Educação Superior já aderiram à iniciativa do Fórum de Presidentes do Crub, em apoio ao SUS e aos Gestores de Saúde. Elas estão disponibilizando freezers e geladeiras de alta potência, salas equipadas para as equipes do SUS (quando e onde for o caso), além de computadores e veículos para apoiar essa imunização em todos os Estados e no Distrito Federal.

Texto: Carolina Busatto Teixeira / Jornalista UFN, com informações da Assessoria de Imprensa Crub