Turma pioneira dos cursos Tecnólogos EaD realiza primeira banca de TFGs Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
04/01/2021

A primeira turma de formandos dos cursos Tecnólogos do Ensino a Distância realizou a sua banca de defesa de TFGs nos dias 21 e 22 de dezembro.

Os trabalhos realizados pelos alunos de Gestão de Recursos Humanos abordaram temáticas diversas, como treinamento e desenvolvimento, diversidade e organizações, suporte organizacional, competências transversais, gestão de pessoas e sustentabilidade, liderança e entre outros.

A coordenadora dos cursos Tecnólogos EaD, profa. Janaina Marchi, salienta a singularidade do momento pelo fato de ser a primeira turma e pela qualidade dos trabalhos apresentados.

Como suporte aos acadêmicos, foram realizadas ao longo do bimestre duas capacitações, para as quais o curso contou com o apoio de Eunice de Oliveira, diretora da Biblioteca da UFN, e Silvana Zancan, tutora do curso de Pedagogia EaD. Os projetos foram orientados e conduzidos nas bancas pelos professores Alexandre Galina, Patrinês Zonatto, Taisa Gassen e Janaina Marchi, do curso de Administração, e Lucas Santos, do curso de Ciências Contábeis.

A acadêmica Carina Garcia defendeu seu TFG sobre Competências Transversais em Organizações de Ensino Superior. Carina abordou a importância das competências nas pessoas e para as pessoas, incluindo o profissional de Gestão de RH. A aluna trabalhou a importância que o tema tem ao gerenciar uma empresa considerando as competências do mesmo. “Me instigou as competências as quais tenho como discente e como futura profissional. Considero um tema de suma importância”, explica.

Já a acadêmica Elisangela Quirino produziu seu trabalho final sobre Absenteísmos e suas Relações com o Ambiente de Trabalho. Elisangela relata que seu maior desafio foi o momento de pôr no papel todas as suas pesquisas e experiências, porém ela engrandece o papel dos orientadores na hora de dar dicas, compartilhar conhecimento e direcionar para um bom caminho de construção teórico.

Devido a pandemia da Covid-19, os TFGs não envolveram pesquisa de campo e o tempo foi destinado para desenvolver estudos bibliográficos. A professora Janaina Marchi relata que os resultados dos trabalhos corroboram com a qualidade dos cursos oferecidos pela UFN Digital. “Encorajando a seguir em frente esse caminho de construção, oferecendo formação profissional e humana voltada ao propósito de impactar de forma mais produtiva possível, a vida dos estudantes”, conclui a docente.

Confira a lista dos acadêmicos e os temas abordados por eles:

- Astrogildo Friedrich de Azevedo: Recursos Humanos e Sustentabilidade: Prática nas Organizações
- Carina Rejane Pavão Garcia : Competências Transversais em Organizações de Ensino Superior
- Elisangela Quirino P. Da Silva: Absenteísmos e suas Relações com o Ambiente de Trabalho
- Gabrieli Deprá: A Influência do Suporte Organizacional no Desempenho Profissional
- Larissa Urban: A Gestão de Pessoas e o Desenvolvimento de Líderes nas Organizações
- Larisse Gomes Bueno: Uma Análise Sobre Gestão da Diversidade no Ambiente Organizacional
- Mariane Marques Bilha: Análise da Utilização do Recrutamento Online pelas Organizações
- Róbsom Araujo Santos: O Processo de Inclusão de Pessoas Portadoras de Necessidades Especiais nas Organizações
- Silvana Zampiere Silva: Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas no Varejo

Texto: Emanuely Guterres / Estagiária Jornalismo UFN