Tese de Egressa do Mestrado promove iniciativa hospitalar de aleitamento materno Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
09/06/2023

A egressa do Mestrado Profissional em Saúde Materno Infantil da Universidade Franciscana (UFN), Débora Diekel teve sua dissertação “AME: implantação de uma sala de apoio à amamentação em um hospital público da região sul do Brasil” resultando na criação de uma sala de amamentação. A pesquisa começou a ser desenvolvida no ano de 2022 com orientação da professora Patrícia Pasquali.

A execução do estudo traçou as salas de apoio à amamentação como ferramentas tecnológicas estratégicas fundamentais para o aleitamento materno, podendo ser apoio para a continuidade deste entre as trabalhadoras, quanto para promovê-la entre as mulheres nutrizes (amamentantes) que por algum motivo estão com seus bebês internados, sendo ambiente propício, adequado e privativo. De acordo com Débora, além de possibilitar o conhecimento sobre o tema, a pesquisa forneceu subsídios teóricos para desenvolver e promover uma tecnologia social. Os conceitos referidos na pesquisa têm aderência aos Objetivos do Milênio e está inserida na Agenda Nacional de Prioridades de Pesquisa em Saúde do Ministério da Saúde.

A construção e a aplicação dos Procedimentos Operacionais Padrões (POPs) possibilitaram procedimentos seguros alicerçados em evidências científicas, o que proporcionou a confiabilidade da assistência. As técnicas e processos de trabalho têm muitos benefícios, facilitando a supervisão dos procedimentos e a educação permanente da equipe, o que gera uma ferramenta de qualidade assistencial e administrativa. Dessa forma, esses procedimentos são considerados uma forma de aproximar a homogeneidade na aplicação de uma determinada função. A pesquisadora salienta que ele deve ser construído visando a padronização da assistência, considerando que o mesmo se apresenta como uma definição de todas as diretrizes para a realização de uma estabelecida tarefa.

O local escolhido para a implantação do projeto foi o Hospital Casa de Saúde, espaço onde a pesquisadora já havia estagiado. A partir desta escolha, foram realizadas reuniões com as gestoras da instituição e com as equipes de enfermagem que sugeriram o espaço que, após reformas para um melhor acolhimento, foi idealizado o projeto. “Durante uma conversa que eu e a orientadora estávamos tendo sobre qual empresa iríamos oferecer, veio a ideia de disponibilizar para a Casa de Saúde. Mas a princípio pensávamos somente nos trabalhadores e nos acadêmicos, mas decidimos por uma sala que pudesse atender à os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), que estivessem internados na pediatria ou na maternidade. Criou-se este espaço para que esse público fosse atendido. Para quem trabalha lá que está voltando da licença maternidade, ou quem está internado e também as estudantes que precisam amamentar.

A egressa destaca a importância da sala e como o projeto agregou em sua jornada acadêmica. “Hoje pensando naquela sala eu digo que é multiuso, para projetos, para ser aproveitada por pacientes, estudante e pelas trabalhadoras. De uma sala que eu achei que poderia ser somente para amamentação ela pode ter diversas funções, porque pode ser feitos diversas atividades ali dentro nesta área materno infantil. É uma sala que o projeto inicia comigo, mas ele não vai morrer, pois vai ter a continuidade com alguém que vai realizar outra ação ali dentro, para aquele público”.

Texto: Gabriela de Flores Neto / Jornalista
Fotos: Divulgação / Débora Diekel