Tese de egressa do Mestrado é classificada como Artigo Destaque na UFN Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
27/12/2021

A egressa do Mestrado Profissional em Saúde Materno Infantil da Universidade Franciscana (UFN), Cristiane Savian, teve sua tese ‘Do breastfed children have a lower chance of developing mouth breathing? A systematic review and meta-analysis’ classificada como Artigo Destaque pelos docentes da Especialização. A pesquisa começou a ser escrita em 2016 com orientação da professora do Mestrado e também do curso de Odontologia da UFN, Bianca Zimmermann. Hoje, encontra-se publicada no periódico Clinical Oral Investigations e disponível para acesso no portal Springer Link.

A elaboração do estudo traçou a associação entre a amamentação e o desenvolvimento da respiração bucal em crianças, a qual busca enfatizar como abordagem a revisão sistemática da literatura com metanálise que, segundo a autora: “Buscou-se pontuar como retorno social, a orientação e a divulgação da importância do aleitamento materno para auxiliar no estabelecimento da respiração nasal bebê”.

Os conceitos discorridos ao longo da pesquisa fazem referência à uma visão sistemática com metanálise, considerada um delineamento que viabiliza a construção de evidências científicas robustas a respeito de um determinado tema. “Além disso, o artigo gerado foi publicado no periódico Clinical Oral Investigations, reconhecido por publicar pesquisas de qualidade, com QUALIS Capes A1 e Fator de Impacto JCR de 3.573”, pontua Cristiane sobre a relevância do produto.

De acordo com ela, mantêm-se como intuito transmitir a mensagem de que o aleitamento materno deve ser incentivado em razão de seu efeito protetor, evidenciado pela redução substancial da prevalência do padrão de respiração bucal quando realizado por até dois anos: “Além do público em geral, pretende-se repassar aos demais pesquisadores da área, a magnitude da evidência científica comprovando a associação entre o aleitamento materno e o desenvolvimento do padrão respiratório”.

Também estiveram presentes na construção do material os colaboradores: Gabriela Bolsson (mestre em Saúde Materno Infantil pela UFN); Graziela Botton (professora do Curso de Especialização da UNINGÁ Santa Maria); Raquel Antoniazzi (professora do curso de Odontologia e do Programa de Pós-Graduação em Ciência Odontológicas da UFSM); Rachel de Oliveira Rocha (professora do curso de Odontologia e do Programa de Pós-Graduação em Ciência Odontológicas da UFSM); e Fabrício Zanatta (professor do curso de Odontologia e do Programa de Pós-Graduação em Ciência Odontológicas da UFSM).

Texto: Gianmarco de Vargas / Estagiário de Jornalismo