Terapia Ocupacional trabalha questões ligadas à ‘saúde mental’ em encontros virtuais Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
01/12/2020

O curso de Terapia Ocupacional da Universidade Franciscana (UFN), realizou nos dias 26 de outubro e 16 de novembro, dois encontros virtuais com a psicanalista Alexandra Nunes. Ambos procuraram abordar técnicas de autoconhecimento e saúde mental durante o período de pandemia, na disciplina de: "Inclusão de Pessoas com deficiência e processos e práticas educativas".

O encontro foi organizado pelas professoras Carine Baldicera e Cristiane Wagner, e contou com a participação de professores e funcionários da escola Eufrázia Pengo Lorensi. Foram utilizadas dinâmicas voltadas ao diálogo, autorreflexão e a troca de experiências entre os participantes, para aprimorar técnicas de ação na área educacional.

A ideia da reunião partiu do pressuposto de que durante a pandemia, o isolamento social arcou com mudanças no cotidiano de várias pessoas, as quais muitas vezes foram diagnosticadas com ansiedade, depressão e estresse, acarretados pelo desequilíbrio emocional, cognitivo e comportamental. Segundo as organizadoras, os encontros foram de extrema importância para priorização da saúde mental durante as relações educativas entre alunos e professores.

A professora Carine Baldicera destacou a importância das discussões e dinâmicas exercidas nos bate-papos. Segundo ela, eles contribuíram para o compartilhamento de vivências dos participantes, o que resultou na sensação de acolhimento e empatia de todos. “Percebemos a importância da convivência social na construção do ser humano, por meio da necessidade de comunicação, amparo e inclusão comum”, reiterou.

Por fim, o evento oportunizou aos integrantes do curso de Terapia Ocupacional, vivenciar questões positivas e negativas na formação acadêmica, assim como na plenitude do ser-humano. Fator que possibilitou o bem-estar pessoal dos participantes e do grupo como um todo.

Texto e Imagens: Terapia Ocupacional UFN