Terapia Ocupacional realiza entrega de jornal do Convento São Francisco de Assis Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
28/06/2019

O Curso de Terapia Ocupacional da Universidade Franciscana realizou, por meio dos acadêmicos, um trabalho junto ao Convento São Francisco de Assis. Os estudantes trabalharam com a Terapia Ocupacional na Gerontologia, que estuda o processo de envelhecimento em suas dimensões biológica, psicológica e social.

O trabalho realizado pelos estagiários teve o objetivo de prevenir, manter e resgatar a melhoria na capacidade de vida, proporcionando as moradoras do local, autonomia, independência e, principalmente, qualidade de vida.

A proposta levada pelos alunos, foi trabalhar com as irmãs do convento que tenham algum tipo de dificuldade, seja na visão, movimentação, na autoestima e, também, mudar as rotinas das religiosas participantes. Além disso, as práticas também foram focadas na memória, raciocínio e coordenação motora, junto de atividades realizadas em equipe.

Todos os processos realizados pelos estagiários foram registrados pelos alunos, que, orientados pela Profa. Luise Queiroz, desenvolveram um jornal mostrando os passos que foram construídos para a realização dos trabalhos. Depois de construído o jornal, os alunos tiveram a oportunidade de entregar e apresentar o trabalho para a equipe e gestores do convento, como uma forma devolutiva sobre as ações desenvolvidas no estágio.

Entre as atividades, estavam a Gincana de Páscoa, Bola-Bastão, Campeonato de Jogos de Mesa e culinária. Todas as agilidades propostas serviram para estimular os aspectos cognitivos, motores, aspectos psicossociais e entre outros.

A professora Luise ressalta que a importância de realizar as atividades com as irmãs do convento é criar um grupo de convivência, ou seja, fazer com que o aluno tenha a atenção com o idoso e, principalmente, tratar as questões da vida diária.

“Com a chegada do envelhecimento, o nosso corpo acaba entrando em um estado de conforto. O trabalho dos estagiários foi estimular as idosas a superarem suas dificuldades e as proporcionar uma vida mais ativa, com a troca de suas rotinas diárias”, explicou a docente.

Os encontros contaram com a presença de 6 alunos do curso, Ingrid Leivas, Larissa Machado, Anne Pisetta, Daniela Darold, Josiane Cardoso e Percival Bairros, que concluíram suas jornadas no estágio e, a partir do próximo semestre, uma nova turma assume as atividades no convento com um novo grupo de religiosas.