Terapia Ocupacional: a graduação que possui uma visão humanizada da saúde Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
29/01/2021

A especialidade da Terapia Ocupacional é auxiliar milhares de pessoas na realização de variadas atividades do seu cotidiano. É uma das áreas da saúde que vem ganhando cada vez mais reconhecimento devido aos resultados obtidos, com a intervenção a partir de ações lúdicas, artesanais e artísticas, assim como, o uso de tecnologia assistiva para proporcionar melhorias na qualidade de vida.

O Curso de TO na UFN

Com duração de 9 semestres, a graduação, que é noturna na UFN, possui um vasto grupo de docentes que estão sempre trabalhando em prol de novos métodos e técnicas para aprimorar o que é realizado em sala de aula com os acadêmicos.

A área é responsável por promover a saúde e o bem-estar de pessoas com problemas físicos, sensoriais, sociais e motores. É por meio de intervenções que o profissional busca estimular a participação ativa dos pacientes ao longo do processo terapêutico com o intuito de auxiliar os indivíduos na recuperação das suas capacidades funcionais e sociais.

A graduação forma profissionais para atuar com a promoção da qualidade de vida diante de cada necessidade, levando em consideração as particularidades de cada paciente. A UFN disponibiliza um programa curricular voltado ao campo profissional, onde o acadêmico possa sentir desde o início da graduação a sensação de atuar como profissional.

O Curso de Terapia Ocupacional da UFN se dedica a formar profissionais com perfil generalista, capazes de articular técnica a uma visão humanizada de saúde, priorizando o desenvolvimento do raciocínio clínico. “Incentivamos os alunos a estarem inseridos no campo profissional, seja na Apae, Sesc, clínicas particulares ou atendimento domiciliares, pois existe o mercado de trabalho e é algo vasto”, comenta a Coordenadora, Carina Baldicera.

Além da formação consolidada na filosofia franciscana, que forma profissionais prontos para atuarem na sua área, mas também aptos a servirem a comunidade, o curso proporciona uma formação integral. Para isso, conta com seis laboratórios nas instalações da UFN:
- Apartamento adaptado: ambiente de realização dos treinamentos das Atividades de Vida Diária (AVD);
- Duas salas de órteses: salas de produção;
- Duas salas equipadas com recursos de integração sensorial;
- Salas de anatomia e corpo humano.

O curso ainda tem parcerias para auxiliar na organização dos estágios, um exemplo disso é a empresa MERCUR de Santa Cruz do Sul, que produz material de tecnologia assistiva usado para facilitar a vida das pessoas, melhorando a qualidade de vida.

As atividades extensionistas também estão presentes na graduação, sendo um grande diferencial para a formação do bom profissional. A coordenadora explica a flexibilidade que o profissional da área possui, pois, seu serviço pode ser realizado na área social, da saúde e da educação, realizando atividades que se encaixam na promoção, na prevenção e na própria doença.

Assim, durante todo o tempo da graduação, o curso pensa na oportunidade de empregabilidade dos futuros terapeutas ocupacionais. A egressa Niágara Luana Soares da Rosa, que concluiu o curso em 2017 na UFN, comenta que o modo de aplicação das vivências no âmbito profissional durante a graduação foram um fator fundamental para o início de sua carreira.

“Desde o início da graduação me vi aberta às oportunidades que poderiam surgir, inclusive mudar de cidade e estado para buscar mais conhecimento, aprendizado e trabalho na profissão que escolhi. [...] Olho para trás e agradeço tudo que passei até aqui. Afirmo que a profissão é muito recompensadora, além de ser linda e ser de amor”, relata a terapeuta.

Niágara trabalhou em uma instituição filantrópica onde aprimorou e colocou em prática sua atuação como terapeuta ocupacional, visando uma melhor qualidade de vida para seus pacientes. Ela ainda realizou cursos na área da terapia assistida por animais, intenção precoce, órteses de membro superior, realizou também uma pós-graduação em Autismo e recentemente, fez um curso Integração Sensorial e TEA no Chile.

Atualmente a terapeuta atua em Florianópolis com atendimentos particulares em consultório e domiciliar, onde agradece por tudo que foi iniciado e instigado pelo curso de Terapia Ocupacional da UFN.

Confira algumas das atividades extensionistas que estão em desenvolvimento:

- Estágio desenvolvidos ao longo da graduação em: Hospitais, Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), Unidades Básicas de Saúde (UBS), Estratégias de Saúde da Família (ESF), Instituições de Longa Permanências para Idosos (ILPIs) e demais;
- Grupo AMICA: Assistência Multidisciplinar Integrada aos Cuidadores de Pessoas Idosas com a doença de Alzheimer;
- Imaginoteca: Projeto de parceria da UFN com o Hospital Casa de Saúde;
- Projeto de Educação pelo Trabalho PET Saúde Interprofissionalidades: Desenvolvido pela UFN em conjunto com o Ministério da Saúde;
- Projeto de Saúde do Trabalhador: realizado pelo curso e pela Unidade de Gestão de Pessoas
- Disciplina de Inclusão: realizada em conjunto com as escolas do município voltadas às pessoas com deficiência.

O curso de Terapia Ocupacional realiza atividades no município de Silveira Martins, que solicitou o apoio da UFN para realizar assistência em uma comunidade que não oferecia atendimentos nessa área, porém acabou sendo interrompida pela pandemia. A professora Cristiane relata que o grupo chegou a realizar integrações na comunidade, porém a prática não pode ser estendida diante da situação atual, mas que será retomada quando possível.

A Terapia Ocupacional da UFN mantém atualizada suas redes sociais para divulgar o trabalho desenvolvido pelos docentes, acadêmicos e egressos. Para ficar por dentro acesse o Facebook e Instagram do curso.

Texto: Emanuely Guterres / Estagiária Jornalismo
Imagem: Arquivo do curso de Terapia Ocupacional