Teorias de Enfermagem que transcendem a sala de aula Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
06/07/2023

A disciplina de ‘Fundamentos teórico-filosóficos da Enfermagem’ do curso de Enfermagem da Universidade Franciscana (UFN), a fim de transcender teorias, conteúdos e troca de experiências em sala de aula desafiou seus acadêmicos a promoverem a Sistematização da Assistência de Enfermagem com pessoas em situação de rua. O percurso que foi realizado neste semestre envolveu encontros, aproximação e diálogo e, ao final, os alunos organizaram grupos de trabalho para defender a sua teoria de ‘Ser humano singular’ para uma Banca Examinadora composta por estudantes do Mestrado Profissional em Saúde Materno Infantil.

“É uma experiência única para os estudantes. Além de estudar e discutir uma Teoria de Enfermagem, os alunos são desafiados a apreenderem o ser humano no mundo vivo, a partir dos movimentos de ordem e desordem. São estimulados a desenvolverem um senso de cooperação, aproximação e vínculo, sem preconceitos e atitudes discriminatórias. Trata-se de uma construção singular e complexa, na qual todos aprendemos e nos transformamos”, enfatiza a professora responsável pela disciplina, Dirce Stein Backes.

Para a acadêmica do 4º semestre, Laura Vendrame Pellegrin, a oportunidade de viver uma experiência de convívio com as pessoas em situação de rua: “Mudou totalmente meu olhar a respeito destes indivíduos que antes, muitas vezes, passavam despercebidos por mim. Hoje, após as conversas que tive com alguns deles, consigo entender que como futura Enfermeira eu preciso ter um olhar singular para cada uma destas pessoas. Essa experiência foi imprescindível para eu ter o entendimento sobre as questões voltadas a parte humana, que muitas vezes na rotina diária passam despercebidas”.

Já a estudante Alice Guadagnini Leite, destaca que a atividade contribuiu para a sua evolução ético-profissional e pessoal, já que possibilitou um olhar diferenciado sobre a realidade a partir de uma perspectiva de vida. “Ao sermos instigados a realizar esta ação com as pessoas em situação de rua, confesso que senti uma grande inquietação, mas muito positiva, de como chegar e abordar a essas pessoas. Mesmo ajudando esporadicamente algumas famílias, eu nunca havia parado para conversar sobre a vida dessas pessoas. Considero importante que todos os acadêmicos tenham a oportunidade de vivenciar um momento tão grandioso, revoltante e transformador”, comenta ela.

Integrante da Banca Examinadora, a mestranda Gina Hammel, parabenizou os grupos de trabalho pelas apresentações e por toda a dedicação prestada nesta jornada junto às pessoas em situação de rua: “Ouvir as vivências e o entusiasmo com que cada um dos alunos desenvolveu e apresentou o seu trabalho foi um verdadeiro aprendizado e uma oportunidade de compartilhar experiências de vida”.

Texto: Márcia Pilar/Jornalista
Fotos: Divulgação/Curso de Enfermagem