Tecnologia e interação com os ouvintes marcaram o 2022 da Rádio Web UFN Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
05/12/2022

Com o objetivo de dar voz à comunidade acadêmica, a RádioWeb UFN é o espaço onde os estudantes dos cursos da Universidade Franciscana (UFN) produzem e gravam programas sobre os mais diversos assuntos. Coordenada pelos professores Bebeto Badke (Jornalismo) e Angélica Pereira (Publicidade e Propaganda), atualmente a rádio conta com seis produções na programação destinadas às discussões de esportes, saúde e cultura. Na central técnica, o laboratório conta com os técnicos-administrativos Alam Carrion e Clenilson Oliveira.

A RádioWeb UFN foi criada e se mantém até hoje como um grande laboratório para as produções de áudio dos nossos acadêmicos, tanto os do curso de Jornalismo, como os de Publicidade e Propaganda e também para outros cursos da Instituição”, destaca o professor Bebeto Badke.

Destaque também para o uso de câmeras para transmissão de programas ao vivo, por meio de lives gerando interação instantânea com os ouvintes através de comentários no chat da plataforma do YouTube. Segundo o jornalista e técnico-administrativo, Alam Carrion, isto não se trata tanto de uma modernização, mas sim uma forma de acompanhar as tendências radiofônicas atuais: “A essência da rádio se mantém, mas com uma inovação, que faz com que tanto o acadêmico de Jornalismo, quanto a Rádio Web UFN esteja pelo menos em qualidade no mesmo patamar de tantas outras rádios web ou rádios tradicionais”.

As câmeras são utilizadas nos programas 'Titular da Rede', 'Camisa 10' e 'A Copa & Eu' para a transmissão ao vivo pelo canal da Rádio no YouTube. “Não somos uma emissora de TV, isso é importante destacar, na verdade é uma maneira também da gente fazer com que o ouvinte possa encontrar, ver quem está falando. Essas novas tecnologias, vem pra isso, para fazer com que a gente consiga aumentar e engajar nosso público”, explica o professor Bebeto Badke.

CONHEÇA A RÁDIO WEB UFN

NOVIDADE

A novidade na grade de programação deste 2º semestre é o 'Brasilidade', apresentado e produzido pelos acadêmicos de Jornalismo, Rubens Miola e Ian Lopes. O programa exalta a cultura brasileira por meio da música, abordando e comentando sobre os principais músicos do país. Tim Maia foi o artista comentado na estreia e nos próximos programas Elis Regina, Cartola e Belchior estão na lista dos protagonistas.

“A ideia inicial era fazer um programa de música internacional, mas para rádio no momento não seria tão interessante, por isso pensamos num programa que exalte os músicos brasileiros, que cultuem o nosso modo de ser brasileiro, todas as coisas envolvidas com a nossa cultura, foi assim que surgiu o Brasilidade”, explica Rubens.

TITULAR DA REDE

Já o Titular da Rede é um programa dividido em dois blocos, no primeiro informações e atualizações sobre a agenda de esportes em Santa Maria são trazidas para os ouvintes. Já no segundo, ocorre um debate sobre as últimas notícias do futebol, principalmente da dupla Gre-Nal.

O programa é produzido e apresentados pelos acadêmicos do curso de Jornalismo, Lucas AcostaFelipe PerosaMiguel Cardoso e Guilherme Cassão, além da participação do técnico-administrativo Alam Carrion e vai ao ar nas segundas e sextas-feiras, às 17h, ao vivo para a rádio e para o YouTube.

A COPA E EU

Para entrar no clima de Copa do Mundo, que iniciou no 20 de novembro, a equipe produziu no período que antecedeu o Mundial, cinco episódios do ‘A Copa & Eu’.

Informações, curiosidades, opiniões foram apresentas pelos âncoras (um acadêmico e um jornalista egresso), além de histórias, que é o maior foco do programa, todos os episódios recebem convidados ligados à UFN participaram contando as suas memórias e experiências sobre as Copas que marcaram suas vidas.

UFN ESPORTES

Entre as atrações da grade programação deste 2º semestre de 2022, se destacaram os da área esportiva, como o UFN Esportes que tem a produção e locução do acadêmico Matheus Jardim, e traz informações esportivas com atualizações locais e nacionais. Todas as segundas-feiras, às 21h e sextas-feiras, às 21h30min, edições inéditas vão ao ar.

“Trata-se de assuntos relevantes do mundo todo. Porém, a ideia da criação do UFN Esportes é trazer notícias que não são muito veiculadas nas mídias tradicionais”, afirma Matheus.

CAMISA 10

Seguindo nos esportes, o Camisa 10 é um programa de entrevistas que faz um bate-papo com referências do cenário esportivo, tanto atletas, como comunicadores.

Entre os ilustres convidados que já participaram neste último semestre do ano estão: o jornalista do Grupo RBS e narrador da Rádio Gaúcha, Marcelo de Bona e o 28º melhor jogador de Padel do mundo e que ocupa a 2ª posição no ranking do World Padel Tour, Lucas Bergamini.

ME PEGA NO COLO

Ainda nesse semestre, foi veiculado na rádio e no Spotify o ‘Me Pega no Colo, produção das professoras do Mestrado Profissional em Saúde Materno Infantil . O podcast aborda assuntos relevantes da área da saúde e também é uma oportunidade para divulgar pesquisas e produtos tecnológicos desenvolvidos por mestrandos da Pós-graduação.

O programa tem como âncoras as professoras do Mestrado, Cristina Salin Kruel e a Franceliane Jobim que tratam de temas de interesse de contexto familiar e infantil.

Texto: Lucas Acosta/Estagiário de Jornalismo
Foto: Alam Carrion/Jornalista