Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFN é nesta semana Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
24/10/2022

A Universidade Franciscana (UFN) realiza nesta semana o XXVI Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEPE) com o tema 'EDUCAÇÃO E CIÊNCIA: CAMINHOS COMPARTILHADOS'. Com organização da Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa (PROPESQ) e um Comitê de Pesquisa Institucional composto por cursos das áreas das Ciências da Saúde, Sociais, Tecnológicas e de Humanas, os painéis e apresentações de pôsteres estarão concentrados nos prédios do Conjunto III.

O SEPE 2022 começa na manhã do dia 25 (terça-feira) com uma Abertura Cultural e a Premiação dos Bolsistas de Iniciação Científica. Já a conferência de abertura ‘Pesquisa e empreendedorismo acadêmico’ terá à frente o professor Rafael Roesler, integrante da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS) e docente na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Esta programação inicial será localizada no Salão de Atos, Prédio 1 - Conjunto I.

Os painéis contam com a presença de docentes da UFN e de conferencistas convidados da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), da Universidade Federal da Bahia (UFBA), da STEM For Girls - Rio de Janeiro, do Parque Tecnológico da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), da Secretaria da Educação do Rio Grande do Sul (SEDUC-RS). Dentre os conteúdos a serem abordados no evento, destaque para: Nanotecnologia, meio ambiente e sustentabilidade; Saúde no contexto atual: saberes, práticas e perspectivas e Ambientes inovadores de ensino e aprendizagem.

Paralelo às palestras, no Hall do Prédio 15 – Conjunto III ocorrem também as Sessões de Pôsteres e Apresentações Orais dos Trabalhos Científicos, um espaço estará reservado para a integração entre os cursos de Pós-graduação e Graduação da UFN e orientações do Comitê de Ética da Universidade. E, no último dia do evento (quinta-feira, 27), às 18h será o Lançamento de Produções Científicas e Tecnológicas

Uma atividade prévia já tinha dado início à programação desta edição do SEPE, no mês de agosto o tema ‘Humanismo Integral e o papel da Universidade Católica’ foi discutido em uma Aula Inaugural pelo Padre José Abel de Sousa, que é doutor em Teologia Pastoral pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Focado no ensino humanista como norteador da formação na Universidade Católica, o palestrante tratou como o ensino pode enfrentar os desafios da contemporaneidade a partir dos valores provenientes do Evangelho de Jesus Cristo.

Texto: Márcia Pilar/Jornalista