SIC reuniu cerca de 110 projetos voltados para a pesquisa científica Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
15/06/2023

Nos dias 13 (terça-feira) e 14 (quarta-feira), a Universidade Franciscana (UFN) promoveu o XIII Salão de Iniciação Científica (SIC). O evento teve como objetivo divulgar, integrar e avaliar a pesquisa científica desenvolvida na Universidade. A programação contou com palestras sobre a temática geral, além de apresentação de projetos por parte dos acadêmicos dos mais diversos cursos e uma roda de conversa com egressos.

A coordenadora geral do SIC e Diretora da Unidade de Pesquisa da Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa (PROPESQ), professora Aline Ferreira Ourique, destaca que este é um evento muito importante e bastante consolidado: “É um momento de troca de experiências, não é só um momento de compartilhar projetos e pesquisas, mas também de compartilhar ideias, momento de reflexão, de desenvolver outras habilidades, além das habilidades técnicas, como o trabalho e a discussão em grupo, como o convívio”.

Já o professor Marcos Alexandre Alves, também coordenador geral do SIC e Pró-reitor de Pós-graduação e Pesquisa conta que o SIC contou com 110 projetos financiados pela UFN, pela FAPERGS e pelo CNPq, em várias linhas de pesquisa, como inovação, extensão, iniciação científica, além de participação de alunos do Ensino Médio. “É um espaço tempo onde todos esses bolsistas tem a oportunidade de apresentar um relato dos seus projetos que foram desenvolvidos ao longo do último ano”, ressalta. O Pró-reitor ainda explica não existe um tema central para o SIC, a temática principal é a própria iniciação científica e que para isso foi pensado em palestras relevantes dentro da área, além de um espaço para os estudantes em uma troca de experiências e ideias junto a egressos da Universidade que seguiram o caminho da pesquisa.

As atividades tiveram início na terça-feira pela manhã com o discurso de abertura da Reitora, professora Iraní Rupolo, que afirmou que é fundamental integrar a pesquisa aos ambientes de ensino e aprendizagem, assim desenvolvendo o espírito científico, a reflexão e a autonomia intelectual para a construção do conhecimento. Logo após, ocorreu a palestra inaugural do SIC, com o professor Marcos Brito Correa, diretor de pesquisa da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), que abordou a temática ‘Importância da ciência e da iniciação científica na formação acadêmica’. O palestrante explanou sobre o conceito de ciência e o de cientista, desmitificou algumas questões sobre a área e ainda contou relatos de suas experiências na área.

Na terça-feira pela tarde e quarta-feira no turno da manhã, ocorreram as apresentações dos trabalhos dos bolsistas para a comunidade acadêmica. Os projetos desenvolvidos fazem parte das áreas de ciências da saúde, ciências tecnológicas e ciências humanas/sociais. A professora Juliane Marschal Morgenstern, do curso de Pedagogia e participante do comitê organizador do SIC, destaca que os trabalhos apresentados pertencem a diferentes temáticas e todas elas pertinentes para a área. “Possibilitam que os alunos façam esse trabalho de iniciação científica, de pesquisa, de estudo e são importantíssimos para que nós possamos repensar, refletir e organizar ações nessas áreas específicas”, completa a docente.

Entre os diversos trabalhos apresentados, está o da acadêmica do 10º semestre do curso de Enfermagem, Maittê Vargas Zago. Intitulado ‘Gestantes de alto risco encaminhadas pela atenção primária a à saúde’, a estudante explica que o projeto tem como objetivo identificar o perfil dessas gestantes e saber o motivo que elas foram encaminhadas, além de refletir como profissionais da saúde podem atender da melhor forma as gestantes com essa singularidade, visando diminuir os riscos de mortalidade infantil e materna.

Como encerramento, o SIC proporcionou para a comunidade acadêmica a palestra ‘Panorama da Pesquisa Científica e Tecnológica da UFN’, com a Vice-reitora da Universidade, professora Solange Binotto Fagan. A docente destacou a qualidade institucional a partir do crescimento como universidade e afirma que esses fatores contribuem para o avanço na pesquisa e cooperação com outros países. Além disso, ainda ressaltou dados sobre pesquisa científica desenvolvidos na UFN, as revistas institucionais destinadas para a área da ciência e destacou a presença feminina na pesquisa.

O professor Marcos Alexandre Alves afirma que, hoje na Universidade Franciscana, existem vários projetos sendo desenvolvidos e financiados pelas grandes agências de pesquisa do país. “Nós estamos bem localizados com cerca de 80 projetos de bolsas de iniciação científica, então a Instituição está muito bem consolidada na área”, completa.

Texto: Lucas Acosta/Estagiário de Jornalismo
Fotos: Lucas Acosta/Estagiário de Jornalismo e Gabriela de Flores Neto/Jornalista