SIC promoveu ambiente de integração e apresentação de trabalhos Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
30/06/2022

Com o objetivo de divulgar, interagir e avaliar a pesquisa científica, tecnológica e de extensão desenvolvidas, a Universidade Franciscana promoveu na última segunda e terça-feira, o XII Salão de Iniciação Cientifica (SIC). A programação contou com palestras, apresentação de trabalhos e oficinas, com temáticas sobre empreendedorismo e gestão de negócios.

O Pró-reitor de Pós-graduação e Pesquisa (PROPESQ), professor Marcos Alexandre Alves, comenta que o evento marca a retomada das atividades presenciais, já que por dois anos o SIC foi de maneira virtual. O docente também relata que essa edição teve uma estrutura diferente, com as palestras, oficinas e a parte de interação, interconexão e diálogo entre estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação.

A Diretora de Pesquisa da Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa (PROPESQ), professora Aline Ferreira Ourique, ressalta que uma das principais finalidades do SIC é a integração entre estudantes com orientadores e acadêmicos ainda na graduação com alunos e docentes da pós-graduação. Por isso, o SIC deste ano proporcionou um espaço específico de integração, onde os estudantes tiveram a oportunidade de tirar dúvidas e conversar professores orientadores e estudantes de diferentes cursos, tanto strictu sensu, como lato sensu.

A programação do SIC contou com duas palestras, com os temas ‘Empreendedorismo científico e inovação’ e ‘Integridade em pesquisa e política de ciência aberta’. Além das oficinas ‘Finanças: mitos e verdades: consciência e relação com o dinheiro’ e ‘Como transformar seu projeto em empresa’. Trabalhos no formato de pôster foram apresentados sobre as mais diversas temáticas.

Em relação aos temas abordados durante as atividades, a professora Aline afirma: “Temas importantes que por vezes a gente acaba não trabalhando em específico em pesquisa, mas que são fundamentais para o desenvolvimento completo desse estudante, para a maturidade e desenvolvimento enquanto profissional”.

O SIC foi destinado para os estudantes da UFN que possuem bolsas PROBIC/PROBEX/PROBIT – UFN, PROBIC/PROBITI – FAPERGS, PIBIC/PIBITI – CNPq e professores orientadores.

Texto: Lucas Acosta/Estagiário de Jornalismo
Fotos: Lucas Acosta/Estagiário de Jornalismo e Gabriela Neto/Estagiária de Jornalismo