SEPE totaliza mais de 600 inscrições para realização nesta semana Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
24/11/2020

Diante da relevância dos assuntos voltados à educação e a ciência, o 24º Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEPE) da Universidade Franciscana (UFN) será realizado de forma online, do dia 25 a 27 de novembro. Nesta edição, o SEPE traz mais de 12 abordagens didáticas em respeito ao tema “Educação e Ciência: aliança em favor da vida”.

O SEPE tem o objetivo de unificar ações desenvolvidas no ensino, pesquisa e extensão, tanto em âmbito acadêmico, como comunitário. Relação esta que visa disseminar conhecimentos e experiências entre pesquisadores e estudantes universitários. O evento foi organizado pela Pró-reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa/PROPESQ, juntamente com a comissão organizadora, a qual conta com o envolvimento de profissionais de diferentes áreas do conhecimento.

A edição já conta com 611 inscrições de ouvintes e participantes, assim como 461 trabalhos enviados para apresentação. A estruturação dos temas a serem discutidos, encontra-se da seguinte forma:

* 25/11: Bioética e ciência: desafios e potencialidades das pesquisas em COVID-19; potencial uso de produtos naturais contra a COVID-19; O papel da ciência para o desenvolvimento humano; Educação e Ciência no Pós Pandemia.

* 26/11: Os avanços em práticas de tecnologias mais limpas e sustentáveis no tratamento de efluentes; O Design de propósito para a vida pessoal e profissional; COVID-19: perspectivas das pesquisas clínicas sobre vacinas e medicamentos em Santa Maria e Região; Centralidade das políticas públicas para a reconstrução do Estado social no Brasil: educação e o resgate da cidadania.

* 27/11: Tecnologia, informação e formação de pessoas; Pesquisa em ensino e educação, atualidades e perspectivas; Empreendedorismo, inovação e o impacto nas pessoas; Empreendedorismo e criatividade: o futuro do trabalho.

Premiação dos bolsistas de iniciação científica
vigência 2019-2020

Do mesmo modo, está previsto também para os dias de realização do SEPE, a premiação dos bolsistas de Iniciação Científica na vigência 2019-2020. Os premiados tiveram seus trabalhos classificados a partir de uma seleção entre 102 projetos avaliados nas áreas de Ciências da Saúde, Tecnológicas, Humanas e Sociais. Os vencedores serão divulgados próximo a abertura do evento.

Participação no SEPE

O link de acesso será encaminhado aos inscritos nesta semana. Você pode conferir a programação completa, clicando aqui. O SEPE é direcionado a acadêmicos de graduação e pós-graduação, docentes, profissionais e pesquisadores da UFN e de outras Instituições de Ensino Superior. Haverá, igualmente, a emissão de um certificado com carga horária de 30 horas aos participantes, o qual poderá ser retirado ao clicar aqui.

Fotos: arquivo Assecom 2019
Gianmarco de Vargas/ Acadêmico de Jornalismo