SEPE finaliza sua XXV edição Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
01/11/2021

Na edição em que completa seus 25 anos integrando produções científicas e tecnológicas no âmbito acadêmico e comunitário, o Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEPE) reuniu durante os dias 26, 27 e 28 de outubro mais de 500 inscritos em torno de abordagens feitas por 17 palestrantes de expressão na área da pesquisa brasileira e internacional. Além dos mais de 400 trabalhos das áreas de Ciências Tecnológicas, Ciências Sociais e Humanas e Ciências da Saúde apresentados por acadêmicos de diversas Instituições de Ensino.

Realizado de maneira virtual pela Universidade Franciscana (UFN), o evento discutiu a temática ‘Educação, Saúde e Tecnologia’ ao longo de uma extensa e rica programação. A Conferência de Abertura ‘Tecnologia, responsabilidade e saúde planetária’ foi feita pelo professor Doutor Jelson Roberto de Oliveira, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). E contou com a presença da Reitora da UFN, professora Iraní Rupolo, da vice-Reitora Solange Binotto Fagan, do Pró-reitor de Pós-graduação e Pesquisas e Coordenador do XXV SEPE, professor Marcos Alexandre Alves, Diretora de Pesquisa, professora Ivana Zanela e membros do Comitê de Pesquisa Institucional da UFN.

Durante os três dias de evento foram aprofundados os seguintes Eixos Temáticos: Atenção Integral e Promoção à Saúde; Tecnologia, inovação e desenvolvimento sustentável; Educação, Cultura e Comunicação; Sociedade e Ambiente; e Patrimônio Cultural, Economia Criativa. Exemplo foi o painel ‘Diagnóstico molecular e vigilância genômica de SARS-CoV-2 no sul do Brasil’, com os palestrantes Fernando Spilki, da Universidade Feevale e Rodrigo Vaucher, da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL).

Os professores explicaram sobre variantes, mutações e como foram os estudos para entender essas variações, citando exemplos da realidade do país. E relataram como funcionam as disseminações do vírus e fez previsões para um futuro próximo, afirmando que a vacina potencializou a rápida melhora em números. No final, responderam às perguntas dos participantes sobre os casos de mutação da variante Delta e aconselharam sobre os cuidados que ainda são necessários tomar. “O país fica muito melhor com consciência”, pontuou um dos painelistas, Fernando Spilki que é Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão da Universidade Feevale.

O momento também foi de lançamento das Produções Científicas e Tecnológicas desenvolvidas pelos estudantes de Pós-Graduação da UFN que envolveu livros (e-books) e materiais didáticos a criações de jogos digitais, cartilhas orientativas e manuais, entre eles: o e-book ‘Conhecendo o corpo humano: proposta de recurso didático tridimensional para o ensino de deficientes visuais’ e o Manual de Coleta para Diagnóstico de Clamídia e Gonorreia. Além de contar com um vídeo de premiação dos bolsistas do Salão de Iniciação Científica (SIC) 2021.

Referindo-se ao tema do XXV SEPE que tratou sobre educação, saúde e tecnologia, a Reitora da UFN aponta a importância do envolvimento da comunidade acadêmica com pesquisas: “Este tripé, de fato, compõe o cotidiano do nosso fazer acadêmico. O desafio que se põe neste novo tempo é o de harmonizar presencialidade e virtualidade. Neste desafio como pessoas integrantes desta comunidade universitária, teremos proveito se, dos avanços da tecnologia, tornando real os aprendizados para a vida. Nos conectarmos a favor da educação!”.

Na atividade de encerramento, realizada no dia 28 (quinta-feira), foi divulgado um vídeo de agradecimento a todos os profissionais e acadêmicos das áreas da saúde da UFN que estão, desde o início, atuando no combate à Covid-19. Como, também, as diversas ações e campanhas desenvolvidas através do engajamento de todos na Instituição com medidas de prevenção, tratamento e controle do vírus. Exemplo disso, são: os 250 estudantes e 15 professores voluntários nas campanhas de vacinação; para acelerar os diagnósticos dos pacientes da UPA e do Hospital Regional, o curso de Biomedicina analisou 25 mil amostras no seu Laboratório de Diagnóstico Molecular; ou a Clínica Escola de Psicologia estendeu seus atendimentos para o foco no Programa de Atenção Integrada com mais de 2 mil consultas realizadas. Muito trabalho, esforço e dedicação que ainda seguem ativos.

Texto: Márcia Pilar/Jornalista da UFN
Imagens: Capturas de tela