20/08/2021
Ocorreu nesta quinta-feira (19), de forma remota, o V Seminário de Sistematização da Assistência de Enfermagem, organizado pelo Mestrado Profissional Saúde Materno Infantil da Universidade Franciscana (UFN), em parceria com 4ª Coordenadoria Regional da Saúde (4ª CRS), o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e a Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior (Capes).
A professora Dirce Stain Backes, Coordenadora do Mestrado Profissional em Saúde Materno Infantil, comentou que a iniciativa é um momento muito significativo pois é o quinto ano consecutivo que o projeto é realizado e acredita que o Seminário tem o poder de potencializar a assistência de Enfermagem em Santa Maria e em toda região.
O Seminário contou com a palestra da Doutora Margarida Reis Santos, Coordenadora da Escola Superior de Enfermagem do Porto (ESEP), de Portugal, demonstrando as concepções de cuidado conforme a Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem (CIPE) e requisitos básicos para ser um bom profissional. A Doutora destacou que é necessária uma maior valorização do enfermeiro, pois a profissão é de extrema importância. Márcia Regina Cubas, Doutora e professora da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), debateu as perspectivas e avanços da terminologia CIPE e comentou sobre a notória a incorporação de conteúdo qualitativo ao longo dos anos do Seminário.
“A participação das professoras possibilitou avanços no pensar de teorias e práticas de Enfermagem. Embora tendo especificidades culturais, o Processo de Enfermagem é desenvolvido, em ambos os países, de forma inovadora e prospectiva, no sentido de alcançar resultados clínicos cada vez mais efetivos e resolutivos na Enfermagem”, destaca Amália Lúcia Santos, Enfermeira Fiscal do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS).
Além de depoimentos das docentes, o V Seminário contou com a apresentação de resultados de pesquisas dos seis mestrandos do Mestrado Profissional Saúde Materno Infantil contemplados pelo Edital do Acordo Capes/Cofen e como pretendem contribuir no processo de qualificação das práticas profissionais de Enfermagem. O evento contou com participação de cerca de 300 pessoas da região central do Estado, entre enfermeiros, professores, acadêmicos do curso de Enfermagem e mestrandos da UFN
Luciano Samaniego Arrussul, um destes acadêmicos, realça que o Seminário oportunizou contato direto com professores e pesquisadores do Brasil e da Europa, trazendo um olhar atual e global. “Esses conhecimentos eu levarei para o meu cenário de trabalho, aplicando de acordo com a minha realidade, assim o conhecimento adquirido, qualifica os serviços, trazendo benefícios a comunidade, a instituição, e os profissionais enfermeiros”, complementa Luciano.
“Ter um olhar singularizado, humanizado e, acima de tudo, holístico, faz com que o nosso atendimento enquanto profissionais da área da saúde não se estenda somente àquele paciente, mas sim a uma rede de pessoas e núcleos que ele os compõe“ destaca Kelvin Leandro Marques Monçalves, acadêmico do 8º semestre de Enfermagem da UFN, sobre o aprendizado que obteve com o seminário.
Texto: Lucas Acosta/Estagiário de Jornalismo
Imagens: Divulgação/Capturas de Tela


