Seleção para visitadores do PIM é suspenso Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
16/03/2020

A Prefeitura de Santa Maria e a Universidade Franciscana informam a suspensão da seleção de Visitadores do Programa Primeira Infância Melhor (PIM). As novas datas serão divulgadas em breve.

Poderão se candidatar acadêmicos regularmente matriculados nos cursos de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia, Pedagogia, Psicologia e Terapia Ocupacional da Universidade Franciscana. Serão ofertadas cinco vagas imediatas e 15 vagas de suplentes para visitadores. 

O programa tem como objetivo a promoção do desenvolvimento integral na primeira infância, por meio de visitas domiciliares e comunitárias, realizadas semanalmente às famílias em situação de risco e vulnerabilidade, visando o fortalecimento de suas competências para educar e cuidar de suas crianças. 

Com atendimento a gestantes e crianças de zero a cinco anos, preferencialmente até três anos, o foco principal é trabalhar com a criança que ainda não está na escola, bem como a captação e o acompanhamento de gestantes que não estão fazendo o Pré-Natal. O visitador será responsável pelo acompanhamento de 17 famílias, visitando-as semanalmente.

O trabalho realizado com as famílias seguirá uma abordagem individual e em grupos, através de ações lúdicas específicas. O objetivo é acompanhar e orientar as famílias, por meio de sua cultura e experiência, visando promover o desenvolvimento integral de crianças e gestantes. 

O visitador deverá cumprir uma carga horária de 30h semanais, a serem pactuadas com a coordenação do Grupo Técnico Municipal, tendo como função planejar e realizar o atendimento domiciliar e grupal às famílias, conforme a metodologia do programa, dedicando-se às propostas e determinações.

O monitor também deve cumprir 30h semanais e tem como atribuição, orientar e planejar as ações dos visitadores, além de capacitar, acompanhar e avaliar o trabalho destes juntos às respectivas famílias, e realizar a interlocução dos visitadores com o GTM e com a rede de serviços. 

A seleção é realizada por intermédio de uma prova objetiva/descritiva sobre os conteúdos expostos na capacitação. Serão avaliados, perfil, iniciativa e habilidades. Os estudantes serão considerados aptos com nota superior a sete e classificados em ordem decrescente de nota.

Para saber mais acesse o edital ou entre em contato pelo (55) 3921-7227 ou pim.santamaria@yahoo.com.br


divulgar@ufn.edu.br | 3220 1200 - Ramal 1296
Acesse - Comunicação