'Saúde Mental e Luta Antimanicomial: Pandemia e Desafios' é tema de conferência no mês de maio Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
14/05/2021

Programado para os dias 18 e 19 de maio, das 18h30m às 21h, o Programa de Residência Multiprofissional de Saúde Mental da Universidade Franciscana (UFN), realizará um encontro remoto para discorrer sobre 'Saúde Mental e Luta Antimanicomial: Pandemia e Desafios', que será transmitido no Youtube da HVinte TV.

A conferência reunirá sete profissionais que irão compor os dois dias de atividades on-line esquematizadas na programação, com a mediação da Psicóloga Bibiana Massem Homercher, residente no Programa Multiprofissional em Saúde Mental da universidade. “Optamos por abordar temáticas que configuram nossas práticas de atuação, como o Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (CAPSi), a Estratégia da Saúde e da Família e o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD)”, pontuou Bibiana.

A escolha dos palestrantes ocorreu por seus relacionamentos com as temáticas do âmbito da pesquisa, prática profissional ou por conexão ao Sistema Único de Saúde (SUS). “Almejamos que essas rodas de conversa promovam conhecimentos a serem compartilhados, e que eles objetivem reflexões e novos saberes em relação à pandemia nas questões da saúde mental, da luta antimanicomial e todos os desafios que emergiram a partir do surgimento da Covid-19, principalmente na realidade brasileira”, salientou.

O encontro será dividido em quatro palestras, entre elas: ‘Desafios da Política de Saúde Mental no contexto da Pandemia na atual Conjuntura Político Brasileira’ (saúde mental do país em sua dimensão sociopolítica a partir do atual cenário da pandemia), ‘Saúde Mental da Mulher em Tempos de Pandemia’ (saúde mental da mulher em tempos de pandemia - período em que houve um aumento significativo da violência contra mulher), ‘Percurso da GAM na cidade de Santa Maria’ (informações relacionadas ao Guia da Gestão Autônoma da Medicação (GAM) do município de Santa Maria) e ‘Saúde Mental na Infância e Adolescência na Pandemia: Relatos e Experiências de um CAPSi’ (pandemia na saúde mental da criança e do adolescente).

Bibiana também destaca o lema do evento, ‘Prender não é Tratar’, com o objetivo de promover uma reflexão acerca do combate contra todos os tipos de segregação que as pessoas com sofrimento mental grave, acabam por ser submetidas: “Precisamos pensar nos desafios elucidados pela pandemia no cenário da saúde mental e da luta antimanicomial”.

A reunião é direcionada aos profissionais, docentes, técnicos em saúde e estudantes de graduação e pós-graduação. Ela também é gratuita e convidativa ao público de outras instituições. As inscrições permanecem abertas até a segunda-feira, dia 17 de maio, no site do Even3. O link de acesso à reunião será gerado no dia da atividade.

Texto: Gianmarco de Vargas / Estagiário de Jornalismo
Imagem: Divulgação/Residência Multiprofissional de Saúde Mental